QUE A TUA PASSAGEM POR AQUI ACRESCENTE LUZ AO TEU CORAÇÃO! QUE MEUS AMIGOS E INIMIGOS ENCONTREM AQUI UM ALENTO PARA SUAS ANGÚSTIAS!

Léa Cristina Ximenes



Afinidades

quarta-feira, 9 de julho de 2008

O Que São Chakras



A palavra “chakra” vem do Sânscrito e significa “roda de luz”. Chakras são pontos de energia de diferentes vibrações, representando diferentes aspectos do corpo, da alma e do espírito. Simbolizam a lei da natureza, estando em constante movimento. Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano.

Sua função é de receber e transmitir energia para as áreas afetadas do corpo físico, trazendo o equilíbrio. Trabalhando com os chakras, é possível unir todos os aspectos de nossas vidas, incluindo os aspectos físicos, materias, espirituais, sexuais e etc.


No corpo físico, encontram-se os sete chakras principais, sendo três mestres e quatro maiores. Sabemos que existem trezentos chakras menores espalhados pelo corpo físico. Também há muitos chakras que se encontram fora do corpo. Quando todos os chakras estão limpos, ativados e alinhados, a energia nos permite comunicar com os espíritos do Universo.

Os chakras são divididos da seguinte maneira:

- Os três chakras localizados na cabeça e na região da garganta, são governados pela razão.
- Os chakras que estão localizados na frente do corpo, são governados pela emoção.
- Os chakras que estão localizados na parte de trás do corpo, são governados pelo desejo.

Cada chakra está associado com uma das sete cores do arco-íris.

CHAKRA CORONÁRIO

Nome Sânscrito: SAHASRARA
Localização: No topo da cabeça
Cor: Violeta e Branco
Corpo: Eletrônico
Elemento: Todos os elementos
Zodíaco: Capricórnio, Peixes, Saturno e Netuno
Planetas: Nenhum
Funções: Revitaliza o cérebro
Cristais: Alexandrita, Ametista e Diamante
Padrões Positivos: Percepção além do tempo e do espaço, Abre a consciência para o infinito
Padrões Negativos: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração.
 
No topo da cabeça, possui 960 raios, com uma flor central de 12 pétalas. De cores variadas e altíssima velocidade em sua rotação, é a sede da consciência, centro da união Divina. 

Embora este chakra supra de vida cósmica o indivíduo, isso ocorre de maneira natural, não exigindo evocação consciente. Geralmente este centro não se encontra em ação, a menos que o indivíduo tenha feito um trabalho espiritual consciente ou tenha causado acidentalmente algum dano ou tenha feito um mau uso de seus poderes. 

Veja que as energias atuantes aqui são extremamente sensíveis e delicadas, de uma freqüência muito elevada, exigindo um alto grau de pureza, inocência e integridade pessoais. Se uma pessoa sem estes requisitos tiver este centro ativado, experimentará um sentimento de controle ou possessão, pois, de fato, é através desta abertura que muitas entidades desencarnadas buscam afetar a humanidade. Mas apenas aqueles seres humanos que não compreenderam totalmente o significado da responsabilidade para com o eu podem ser afetados. Pois quando buscamos poder fora de nós mesmos, nós o encontramos ... nos outros. Deste modo, também, as reações negativas neste nível encontrarão eco na ausência de fé. 

“O sétimo chakra, chakra dos místicos, pode ser também o dos esquizofrênicos. É um chakra li-gado à iluminação e segundo Ronald Laing, o pai da antipsiquiatria, os místicos e os esquizofrênicos se encontram no mesmo oceano (liquido encefaloraquidiano?). Mas lá onde o místico nada, o esquizofrênico naufraga. Qualifica-se de delírio místico a desregulagem do sétimo chakra que tem necessidade de ser regulado da mesma forma que sua glândula endócrina correspondente (Epífise ou Pineal)”. 

O USO DAS CORES PARA A CURA

O violeta apresenta a mais alta taxa de vibração no espectro das sete cores. Trata-se da cor dos imperadores e da realeza. O branco simboliza tanto a inocência como a perfeição. É a cor da pagina em branco, da criança sem experiência, da noiva virginal, mas também a cor do iniciado superior refletindo a pureza que advém da inocência depois da experiência. O dourado simboliza a energia do sol e de tudo o que é sagrado. É a cor do metal mais precioso, que também simboliza a pureza. Por vezes é considerado a cor do principio masculino, no chakra da coroa deve ser compreendido como algo que integra a sabedoria equilibrada e perfeita. O violeta é uma cor de purificação, visualizá-lo no coronário ajudará a eliminar as impurezas do campo energético. O branco e o dourado ajudam a estimular o contato com seu Eu Superior e com os mentores.


CHAKRA DO 3° OLHO

Nome Sânscrito: AJNA
Localização: Entre as sobrancelhas
Cor: Azul Índigo (violeta escuro)
Corpo: Causal
Elemento: Luz
Zodíaco: Sagitário, Aquário e Peixes
Planetas: Mercúrio, Vênus e Urano
Funções: Revitaliza o sistema nervoso e Visão
Cristais: Azurita, Lápis Lazuli e Quartzo
Padrões Positivos: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria
Padrões Negativos: Dores de cabeça, Falta de concentração, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão.

O “Olho que Tudo Vê” ou “Olho Onividente de Deus”, o centro da presciência visionaria e da clarividência. Em seu aspecto terreno, este centro rege o intelecto; em seu aspecto espiritual, regerá a visão interior e a inspiração intuitiva. 

Localizado entre as sobrancelhas, é descrito como tendo duas pétalas, uma branca e uma negra, representando as duas asas do caduceu, o bastão de Hermes, o atributo do terapeuta. As cores observadas são rosa e amarelo de um lado e azul e roxo do outro. 

Neste nível, o individuo encontra-se frente a frente com formas superiores de ordem e vontade, inclusive a projeção de suas formas-pensamento e o equilíbrio psíquico, bem como a integração do aspecto direito e esquerdo de sua personalidade. É nesse ponto que ocorre o salto da mente inferior para a superior. A mente de Cristo torna-se operacional, quando as energias do coração, garganta e terceiro olho foram dominadas. O individuo penetra nos domínios da causalidade. Também penetra em seu próprio karma individual. O terceiro olho é o centro da personalidade integrada e o controlador do sistema endócrino. 

Quando não é possível alcançar a integração neste nível, a expressão, a comunicação tornam-se ilógicas ou superintelectualizadas.  O raio que rege este chakra é o quinto raio: da ciência e concentração. 

O USO DAS CORES PARA A CURA 

O índigo é uma cor pouco difícil de ser descrita. Trata-se de uma cor intensa azul, às vezes quase negra apresentando uma tonalidade avermelhada. Aprender a diferenciar o índigo é, em si mesmo, um bom exercício para desbloquear o frontal. Use o índigo para treinar a percepção, o turquesa para a lucidez e o malva para ajudar no equilíbrio do sistema hormonal.


CHAKRA LARÍNGEO

Nome Sânscrito: VISHUDDHA
Localização: Garganta
Cor: Azul claro
Corpo: Mental Superior
Elemento: Éter
Zodíaco: Gêmeos, Touro e Aquário
Planetas: Marte, Vênus e Urano
Funções: Som, Vibração e Comunicação
Cristais: Aquamarina, Lápis Lazuli, Sodalita, Turqueza e Topazio azul.
Padrões Positivos: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz
Padrões Negativos: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação

Este chakra está centralizado ao redor da garganta, influenciando a expressão e a comunicação, a audição, a telepatia e todos os usos esotéricos do som e da palavra, isto é: a criatividade através das vibrações sonoras, inclusive a telecinese. É o centro mais utilizado na pratica da Alquimia, para invocações e uso de palavras de poder, mantrans, sentenças e fórmulas. 

O chakra do coração é um lugar de encontro e de fusão das energias que fluem descendo do chakra da coroa e das energias que sobem do chakra da raiz, ao passo que o chakra da garganta funciona como uma passagem. É um centro particularmente importante porque também é o local de encontro dos três chakras superiores e era chamado pelos antigos de “Bindu” ou “Portão de Jade”, que significa chakra da graça ou a boca de Deus. Isso quer dizer que esse centro serve como veiculo para as faculdades superiores. 

Quando a energia viaja através deste centro e o individuo, por uma ou outra razão, é incapaz de integrar-se a ela, pode passar por períodos de intensa confusão entre a realidade interior e exterior, e até excluir as outras pessoas de sua consciência, parecendo auto-obsedado e introspectivo. Embora seja um estado temporário, para o individuo isso pode ser vivenciado como um fracasso terreno. Parece que ele não consegue se integrar à energia como estava acostumado, tanto interior como exteriormente. 

De um nível puramente físico, as queixas relacionadas a problemas neste centro incluiriam vertigens, anemia e alergias, fadiga e asma, bem como todos os processos relativos à oxidação e ao metabolismo do cálcio. 

O USO DAS CORES PARA A CURA 

Todos os tons de azul, do mais claro ao mais escuro, afeta o chakra laríngeo. O mais recomendado para a cura é o lápis-lazúli. Turquesa e água-marinha são em especial, úteis no aumento da capacidade de comunicação diante de platéias. Os professores, escritores e profissionais da comunicação, podem se beneficiar usando roupas com essas tonalidades e meditando sobre essas cores. A cor prateada também fortalece o chakra da garganta, que dever ser visualizado, sempre que houver infecção. Todas essas cores afetam a tireóide e a paratireóide. Este centro possui doze pétalas ou raios.


CHAKRA CARDÍACO

Nome Sânscrito: ANAHATA
Localização: Coração
Cor: Verde e Rosa
Elemento: Ar
Zodíaco: Leão e Libra
Planetas: Sol, Vênus e Saturno
Funções: Energiza o sangue e o corpo físico
Cristais: Esmeralda, Jade verde, Quartzo e Turmalina verde ou rosa
Padrões Positivos: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz
Padrões Negativos: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação

Localiza-se na região do coração, mais próximo ao centro do peito. Pode-se dizer que seja o equilíbrio entre os três chakras que se localizam acima dele e os três que se localizam abaixo. Este chakra é o responsável por toda a compaixão e amor abnegado, uma transcendência de julgamento, preconceito e pensamento dualístico. È, de fato, a sede do Eu Superior, promovendo a incondicionalidade e a liberação das ligações. A vontade individual gera um senso de impecabilidade e criatividade, um sentimento de nutrição e sustento dentro de si mesmo e a transmissão dessa qualidade para os outros.

Aqui, o elemento representativo é o ar, sua leveza e amplidão. O raio é o terceiro maior do Amor Divino. A cor deste raio e das funções purificadas do cardíaco é o rosa, mas a força equilibrante, vitalizante de seu funcionamento, é o verde... a cor da harmonia e do equilíbrio. Neste nível, o Eu busca integrar dentro de si mesmo as forças superiores e inferiores e também as funções cerebrais direitas e esquerdas. Por outro lado, as reações negativas englobam uma sensação de vazio, que freqüentemente é expressa como tendência suicida, hipocrisia e superficialidade.

O USO DAS CORES PARA A CURA

O verde primavera cura a dor causada pelo fato da pessoa ser muito vulnerável à vida, e ajuda a abrir o chakra cardíaco quando ele se tornou “endurecido” pelas experiências emocionais destrutivas.

O rosa proporciona uma sensação de brandura e transmite consolo às pessoas cujos entes queridos retornaram ao mundo espiritual. O rosa-ametista, fortalece o cardíaco no caso da pessoa ter passado por doenças que causam debilidade física ou por situações de tensão. Equilibrando a pressão sanguínea. Este centro possui doze pétalas ou raios.


CHAKRA DO PLEXO SOLAR

Nome Sânscrito: MANIPURA
Localização: Centro do Peito
Cor: Amarelo
Corpo: Emocional
Elemento: Fogo
Zodíaco: Leão, Sagitário e Virgem
Planetas: Sol, Júpiter, Marte e Mercúrio
Funções: Digestão, Emoções e Metabolismo
Cristais: Âmbar, Olho de Tigre e Ouro
Padrões Positivos: Autocontrole, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação
Padrões Negativos: Medo, Ódio, Problema digestivo e Raiva.

Agora o individuo está pronto para aprender as lições sobre o controle, através das experiências de dominação e submissão. É o centro da vontade e do ego inferior. Podem passar muitas encarnaçõ-es antes que ele consiga dominar as atividades no nível do plexo solar, que afeta todo o sistema nervoso, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas e o estômago. A assimilação dos alimentos, deve ser compreendida num sentido mais amplo que inclui a assimilação mental e psicológica do conhecimento e experiência. O individuo precisa aprender como manejar seu próprio poder no mundo e em si.

Indivíduos dominados pelo terceiro chakra combaterão pelo poder pessoal e pelo reconhecimento não se importando com aqueles que poderão perder com seus ganhos. Dormirá de seis a oito horas, de costas. Quando esse chakra apresenta um funcionamento insatisfatório, o ser tende a ficar preso numa rotina inapropriada e a ser incapaz de perceber o modo pelo qual poderá realizar a mudança criativa em sua vida.

O elemento associado a este chakra é o fogo. Ele é semelhante ao fogo em sua atividade e em sua totalidade. O principal raio operando através dele é o sexto --- promovendo o amor, a devoção e a elevação espiritual das emoções em geral. O sexto raio está ligado também a todos os fenômenos do mundo inferior e ao subconsciente. Em nosso tempo, o sexto raio e o plexo solar geram o poder e o seu uso excessivo gera a competitividade e o subuso, a ingenuidade e a veneração da autoridade, que ainda é predominante hoje.

O equilíbrio deste chakra é o dom, isto é, servir sem esperar recompensa. O individuo que estiver com este chakra em equilíbrio terá alegria e paixão de viver. A cor vitalizante deste centro é o amarelo. Os raios que o alimentam são o rubi e dourado, a coloração do sexto raio.

USO DAS CORES PARA A CURA

O amarelo claro é a cor da mente. Trata-se de uma cor útil para ser usada quando se realiza algum tipo de trabalho ou estudo que envolva a memorização dos fatos. Pastas, acessórios ou lâmpada amarela no local de trabalho auxiliam na eficiência.

Para se transmitir energia de cura ao umbilical, o dourado e o rosa, são as melhores cores. O dourado deve ser visualizado na forma de luz do sol, pura e branda. A luz do sol verdadeira no umbilical pode ajudar no metabolismo, na visão e em todos os sentidos do bem estar do corpo físico. O rosa transmite a suavidade que este chakra exige. Este centro possui dez pétalas ou raios que variam do vermelho ao esverdeado.


CHAKRA ESPLÊNICO

Nome Sânscrito: SVADISTHANA
Localização: Umbigo
Cor: Laranja
Corpo: Duplo Etérico
Elemento: Água
Zodíaco: Câncer, Libra e Escorpião
Planetas: Lua, Vênus, Marte e Mercúrio
Funções: Força e Vitalidade física
Cristais: Âmbar, Aventurina, Carnélia e Coral
Padrões Positivos: Assimilação de novas idéias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.
Padrões Negativos: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais.

Este chakra está centralizado, no corpo físico, ao redor dos órgãos reprodutivos ou gônadas (ovários e testículos). Localiza-se a mais ou menos três dedos abaixo do umbigo e, está intimamente relacionado à circulação sanguínea e sexualidade. Disfunções deste centro podem gerar anemias e até leucemia. É também responsável pela vitalização do duplo etérico enquanto o chakra básico está mais relacionado ao corpo físico. Neste nível, o espírito busca vivenciar outro. Para fazer isso, ele precisa vivenciar a si mesmo enquanto ser emocional e sensível. A sensualidade está associada com a consciência no nível do centro do umbigo, envolvendo o jogo do macho e fêmea e a sobrevivência da espécie.

O chakra esplênico está intimamente ligado aos fenômenos mediúnicos. É também um grande captador do prana rosa...o  prana da vitalidade.

Este chakra é colorido pelas forças do terceiro e do sexto raios: os aspectos do amor divino e da consagração ordenada. A cor que energiza este centro é o laranja. A cor do chakra purificado refletirá o rosa e o verde de seus raios.

USO DAS CORES PARA CURA

O laranja nas suas tonalidades mais vívidas  por vezes é sentido como enervante e conflituoso. Nesse caso, o âmbar e o dourado deveriam ser usados nas visualizações e na cura do esplênico. Nos períodos de convalescença, quando a pessoa se sente cansada ou apenas precisa de certo estímulo em termos de energia, visualizar a luz laranja fluindo para o esplênico é muito eficaz. Usando elementos da cromoterapia, percebe-se que para pessoas desvitalizadas pode ser útil colocar uma tigela com laranjas no cômodo onde ela permanece, ou um vidro âmbar ou laranja pendurado em uma janela, atravessado pela luz do sol. Este chakra possui seis pétalas ou raios revelando as cores roxo, azul, verde, amarelo, laranja, vermelho-forte e rosa.


CHAKRA BÁSICO
 
Nome Sânscrito: MULADHARA
Localização: Base da espinha
Cor: Vermelho
Corpo: Físico
Elemento: Terra
Zodíaco: Áries, Marte, Touro e Escorpião
Planetas: Nenhum
Funções: Traz vitalidade para o corpo físico
Cristais: Obsidiana, Quartzo fumê, Rubi e Turmalina Preta
Padrões Positivos: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.
Padrões Negativos: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência.

O funcionamento deste chakra determinará nossa ligação com a Terra e com a matéria. É, por assim dizer, a ancora do espírito. Ao longo da coluna há uma substância chamada tecido cromófino, que esta associado ao chakra básico. Essa substância mantém o corpo em forma. Quando não está funcionando adequadamente, surgem as doenças e o organismo inicia o processo de deterioração.

O uso obstinado e excessivo deste chakra resultará em numerosos problemas espinhais e hemorróidas no nível físico, perda de faculdades ou controle nas áreas sociais e emocionais e uma sensação de alienação do espiritual. Os problemas neste nível envolverão lições sobre o uso correto da Vontade. As experiências do chakra da base relacionam-secom a materialidade, com a segurança a força e a solidez.

Porém, quando o individuo é ativado em níveis superiores de existência, como os níveis de relação emocional, de poder ou amor incondicional, ele escolherá protelar a satisfação em níveis inferiores de freqüência até que a necessidade superior seja acalmada. A satisfação pode até ser transferida completamente para outra dimensão, onde o estímulo sexual inicial, nem seria reconhecido como tal. O chakra da base purificado, contudo, parecerá branco ou branco ultravioleta, as cores de seus respectivos raios que são os 4 e 7°raios. 

USO DAS CORES PARA CURA

Embora um chakra da raiz saudável possa ser observado em cores vermelhas brilhantes, nos processos de cura, as tonalidades brilhantes devem ser utilizadas com reserva. O mais simples e eficaz exercício visual de cura para cada chakra é, visualizar a cor relativa a cada chakra fluindo nas pétalas ou raios a fim de abastece-lo. No caso do chakra da raiz, o melhor é utilizar os tons mais suaves de vermelho, e, para as pessoas muito sensíveis a esta cor, o recomendável são os tons de marrom, a cor malva ou ainda os tons de verde. Sabemos que cada cor tem seu complemento e o verde é complemento do vermelho. O chakra da base possui quatro raios ou pétalas.
Comente e compartilhe!


Léa Cristina Ximenes
Facilitadora/Conselheira Metafísica
E-mail: ximenes.andrade@gmail.com
Skype: lea.seraphisbey
Telefone: (13) 3477 9813

Saiba mais sobre os chakras no curso on-line: Reki l e ll, numa abordagem profunda, abrangente e esclarecedora.
Clique aqui e saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição onvista em você: 
  Reikia Energia de Amor On-line
  
 Aos senhores copiadores e coladores. O material usado nesta postagem pertence a minha apostila de Reiki que é patenteada. Você pode copiar e divulgar esse trabalho mas, por favor, dê os créditos a quem de direito. Esse trabalho foi idealizado, pesquisado, elaborado e postado inicialmente por Léa Cristina Ximenes de Andrade. Divulgue na íntegra. A ética movimenta a energia de prosperidade e inteligência espiritual. Obrigada pela ética, Léa.

3 comentários:

  1. Muito boa essa informação, muito boa mesmo!
    Obrigada por compartilhar, Ana

    ResponderExcluir
  2. Muito boa postagem e bem explicada, sou apaixonado por esses assuntos. Estarei sempre por aqui vendo as novidades.
    Lauro

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito deste espaco, o problema e que nao tem mensagens atuais.. O site esta desativado?

    ResponderExcluir

Comente e compartilhe! Dissemine a Luz!

Mapa Interativo de Reflexologia

Mapa Interativo de Reflexologia
Clique na imagem para ter acesso.

Marcadores de Página Coruja.

Marcadores de Página Coruja.
Clique, Imprima e Faça
o seu em alta resolução!

Amor das Minhas Vidas

Amor das Minhas Vidas
Um carinho de Rose Mello,
é só clicar na imagem e baixar
esse lindo romance intuído com
o auxílio do espírito Yann.

Clique na imagem e adquira
um exemplar impresso de
"Amor das Minhas Vidas!"

Paz e Amor aos Bichos

Paz e Amor aos Bichos
Engaje-se nessa luta contra
o maltrato dos animais em
todos os níveis! Clique na
imagem acima para receber
em sua casa gratuitamente
os livretos para que possa
contribuir de forma concreta
com essa campanha libertadora!

Scar Project

Scar Project
Câncer de Mama não é uma fitinha rosa!

Clique e Assine!


Dessaparecidos Brasil


Anjo de Luz -
Clique Aqui e Cadastre-se!

Quem? De Onde?

EU

Minha foto
praia grande, sp, Brazil
Sou uma filha de Deus em busca de si mesma
...em busca do TODO...da UNIDADE...

Quem me visita?

free counters