QUE A TUA PASSAGEM POR AQUI ACRESCENTE LUZ AO TEU CORAÇÃO! QUE MEUS AMIGOS E INIMIGOS ENCONTREM AQUI UM ALENTO PARA SUAS ANGÚSTIAS!

Léa Cristina Ximenes



Afinidades

sábado, 12 de maio de 2012

Os Cinco Elementos no Homem


Os chineses afirmam que há uma ligação mágica entre o homem e a paisagem: a natureza reage a qualquer mudança e essa reação repercute no homem.
Eles vêem o mundo e a si mesmos como integrantes de um sistema metabólico sagrado.
Os chineses confiam em melhorar seu chi e seus destinos através do exame de seus cinco elementos.

Da interação do yin e do yang resultam cinco manifestações do chi: madeira, terra, fogo, água e metal.
Os cinco elementos não são substâncias físicas, assim como yin, yang e o chi, mas são poderes ou essências que descrevem toda matéria e seus atributos.
Os chineses associam estes elementos ao tempo, ao espaço, à matéria, aos sentidos, às cores e a matizes psicológicas.
Por exemplo, eles atribuem o elemento madeira à primavera, à cor verde e ao leste (ponto cardeal).
O fogo anuncia o verão, a cor vermelha e ao ponto cardeal sul.
Terra, posicionada no centro é o meio do outono e a cor amarela.

Metal é outono, cor branco e ponto cardeal oeste. Já a água é o inverno e governa o preto (quanto mais funda a água, mais preta ela fica), o ponto cardeal é o norte.
Os cinco elementos têm efeitos relativos uns sobre os outros, criando-se e destruindo-se entre si em sequência determinada.
O ciclo de desenvolvimento fica assim: fogo produz terra (cinza); terra produz metal (minerais); metal cria água (embora a água oxide o metal, a observação é que, quando uma taça de metal está cheia de água, forma-se água no exterior do recipiente); água alimenta a madeira (árvores precisam de água para crescer) e a madeira ajuda o fogo.

A cadeia de destruição fica assim: a madeira fere a terra; a terra obstrui a água; a água destrói o fogo; o fogo derrete o metal; o metal corta a madeira.

Assim, pode-se dividir o chi humano em madeira, terra, metal, água e fogo. A natureza de cada pessoa possui quantidades variáveis desses elementos naturais. Todo mundo possui os cinco elementos, porém se alguém tem deficiência de um elemento, não necessariamente isto é ruim. Primeiro precisa-se conferir os outros elementos para ver se eles estão bem equilibrados. O ideal é manter-se na média, não ter demais e nem muito pouco.
O interessante é que a crença chinesa tradicional considera que os homens possuem combinações dos cinco elementos, enquanto as mulheres sempre devem ter um elemento a menos. Se uma mulher tiver os cinco elementos, não terá filhos.
O elemento madeira, por exemplo, representa o ideal de benevolência, lealdade e perdão. Se uma pessoa possui apenas um pouco de madeira é como uma folha verde a flutuar num lado. Fica a mercê dos ventos; é facilmente influenciada. Não tem opinião própria.
Uma pessoa com mais um pouco de madeira é como uma árvore em crescimento, mesmo sob a influência do vento, suas folhas se agitam, isto é, ela é flexível diante das situações, se curva, mas continua a ter raízes. Escuta, pondera e depois toma sua decisão.
Uma pessoa com muita madeira é como uma velha árvore robusta. Quando o vento sopra, não é arrastada. Não escuta os outros (só a si mesma). Tão inflexível ela é que pode quebrar sob a forte rajada de um tufão. Uma pessoa com tais características é preconceituosa e não consegue aprender com os outros. Por mais que as pessoas lhe falem, mantém a sua postura inflexível.
O metal, também traduzido por ouro, simboliza justeza. Fogo é o elemento da sabedoria, da razão e da etiqueta. Terra é o elemento da sinceridade e da fé. A água é o elemento de insight, motivação e contatos sociais - água (fluente), impulso e eficácia perante a sociedade; água parada reflete a clareza mental da pessoa. Desses tipos pode-se identificar 72 outros tipos de água fluente e parada.
O misticismo tântrico de “Lin yun” especialista e professor de Feng Shui, apresenta soluções visando regular e desenvolver os cinco elementos. Sendo estes, na verdade, cinco diferentes manifestações de chi, as soluções são exercícios e símbolos para que ele se ajuste na distribuição mais equilibrada.
O chi de qualquer pessoa reage a uma cor. A fim de determinar a melhor cor para uma pessoa, analise primeiro seu chi para identificar o elemento forte dos cinco elementos.
Madeira é azul/verde, fogo é vermelho, terra é amarelo/marrom, metal é branco e água é preto.
Podemos observar as cores distribuídas nas cores dos alimentos, nas cores das roupas que usamos. Por exemplo, pessoas com muita madeira deveriam usar a cor preta (água); Alguém com muita água deveria usar o branco (metal). Isso também funciona no caso de construção e decoração de interiores.
Quando a terra é sadia e próspera, a pessoa prospera; quando o equilíbrio é destruído, sofre.
Em termos do Feng Shui significa dizer que devemos favorecer o meio ambiente em lugar de danificá-lo, para aumentarmos as chances de harmonia e felicidade.

O que é Chi , Yin e Yang e os 5 Elementos ?

Chi, traduzido de forma simples é 'ENERGIA'.

A Energia (CHI) é a forma imaterial que promove o dinamismo, a atividade do ser vivo.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o Chi circula entre dois polos opostos, que se complementam, e não existem individualmente, sendo eles o Yin e o Yang.

A característica Yang, representa a Energia que produz o calor, a expansão, a explosão, a ascensão, a claridade,o aumento de todas as atividades, e o outro de característica Yin, a Energia que produz o frio, o retraimento, a descida, o repouso, a escuridão, a diminuição de todas as atividades.

Estas diversas formas de Energia, algumas com características Yang, outras, Yin, são as mantenedoras das atividades do corpo, e estão em constante transformação e equilibrio sendo ora yin ora yang.

Um exemplo: Yang - dia - claro - movimento, no decorrer do dia ficamos Yin - noite - escuro - repouso.

Portanto para os chineses o aparecimento das doenças é então por consequência do desequilíbrio entre essas duas energias.


Yin/Yang e os 5 elementos


Caracteristicas Yin/Yang


Teoria dos 5 Elementos

Os cinco elementos são básicos para a constituição da natureza: madeira, fogo, terra, metal e água. A movimentação do Qi, no universo, no nosso organismo, no nosso corpo, se dá pela movimentação desses elementos.
Existe entre eles uma relação de interdependência e interrestrição que determinam seus estados de constante movimento e mutação, que mantém o equilíbrio interno e a harmonia entre as energias Yin e Yang.

Portanto, quando ocorre um desequilibrio em um dos elementos, ocorrerá uma desarmonia, e surgirá uma doença.

Abaixo temos a tabela dos 5 elementos e suas caracteristicas correpondentes.

Tabela 5 Elementos


 
A partir de todas essas informações, sobre Chi, Yin/Yang e os 5 elementos, através de uma anamnese, de uma avaliação, conseguimos estabelecer o diagnóstico e o tratamento pela medicina tradicional chinesa (MTC),e consequentemente a seleção de pontos, para o tratamento com acupuntura.
Fonte: Feng Shui “Como viver melhor em sua casa”
Autora: Sarah Rossbach

Léa Cristina Ximenes
Facilitadora/Consultora Metafísica
E-mail: ximenes.andrade@gmail.com
Skype: lea.seraphisbey
Fone: (13) 3477 98113
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e compartilhe! Dissemine a Luz!

Mapa Interativo de Reflexologia

Mapa Interativo de Reflexologia
Clique na imagem para ter acesso.

Marcadores de Página Coruja.

Marcadores de Página Coruja.
Clique, Imprima e Faça
o seu em alta resolução!

Amor das Minhas Vidas

Amor das Minhas Vidas
Um carinho de Rose Mello,
é só clicar na imagem e baixar
esse lindo romance intuído com
o auxílio do espírito Yann.

Clique na imagem e adquira
um exemplar impresso de
"Amor das Minhas Vidas!"

Paz e Amor aos Bichos

Paz e Amor aos Bichos
Engaje-se nessa luta contra
o maltrato dos animais em
todos os níveis! Clique na
imagem acima para receber
em sua casa gratuitamente
os livretos para que possa
contribuir de forma concreta
com essa campanha libertadora!

Scar Project

Scar Project
Câncer de Mama não é uma fitinha rosa!

Clique e Assine!


Dessaparecidos Brasil


Anjo de Luz -
Clique Aqui e Cadastre-se!

Quem? De Onde?

EU

Minha foto
praia grande, sp, Brazil
Sou uma filha de Deus em busca de si mesma
...em busca do TODO...da UNIDADE...

Quem me visita?

free counters