QUE A TUA PASSAGEM POR AQUI ACRESCENTE LUZ AO TEU CORAÇÃO! QUE MEUS AMIGOS E INIMIGOS ENCONTREM AQUI UM ALENTO PARA SUAS ANGÚSTIAS!

Léa Cristina Ximenes



Afinidades

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Dos Florais de Bach On-Line

Em seu maravilhoso sistema, baseado na cura através das essências das flores, quis o Dr. Bach que este fosse de fácil entendimento e aplicação, para que um número grande de pessoas pudesse utilizá-lo. Quase como ele quis, hoje os remédios florais de Bach têm um uso muito amplo, por todo o mundo.

Neste sistema de cura, os remédios florais são agrupados de acordo com o estado mental/emocional do paciente. Essa disposição retrata a certeza de que todas as doenças têm origem em nossas formas adulteradas de pensar e de sentir. Somos nós mesmos, nosso eu mais profundo, que decidimos adoecer, sarar, nascer da maneira como nascemos; e desencarnar da forma como fazemos. A nossa alma está em constante e criativa comunicação conosco, embora na maioria das vezes não percebamos, devido à ilusão que a percepção sensorial nos causa.

Para o Dr. Bach, a atitude mental tem um papel vital na manutenção da saúde e na recuperação das doenças. Por isso os Florais tratam o doente e não a doença, pois atuam como catalisadores, trabalhando com as emoções negativas sem as suprimir ou esconder. Com as suas essências, procurou estimular o potencial da virtude contrária: a auto cura através das propriedades curativas das flores.

Vejamos agora os sete grupos que compõem o sistema de cura Bach:

GRUPO 1 - FLORAIS PARA OS QUE SENTEM MEDO


ROCK ROSE (Elianthemum Vulgare ou Hetianthemum Nummularium)


PÂNICO

Padrões de Desequilíbrio - Terror e pânico, causado por acidente ou risco de vida, por testemunhar um acidente. Sempre que há pânico na atmosfera, o paciente e os que estão em volta são afetados. O pavor causado por um pesadelo ou medos noturnos, pânico de origem traumática, medos paralisantes, taquicardia, bloqueio do plexo solar de origem nervosa, medo irracional. Estados de medo extremamente agudos, sentimentos de terror e de pânico.

MIMULUS (Mimulus Luteus ou Mimulus Gultatus)

MEDO DE COISAS CONHECIDAS

Padrões de Desequilíbrio - Medo por motivos conhecidos. Exemplos: Medo de doença e das suas consequências. Medo da morte. Medo de acidentes - da dor. Medo do escuro, da humidade, do frio. Medo da pobreza. Medo de pessoas, de animais. Medo de falar em público. Medo de perder amigos. Medos secretos, fala muito pouco, tem medo do público. Personalidade assustadiça, que fica corado facilmente - pode sofrer de gaguez. Timidez. Acanhamento


CHERRY PLUM (Prunus Cerasifera)

MEDO DE PERDER O CONTROLE DA MENTE

Padrões de Desequilíbrio - Desespero. À beira de um colapso nervoso. Próximo à histeria (pode até gritar pedindo ajuda). Medo de se suicidar. Medo de enlouquecer e, com isso, fazer coisas terríveis. Medo de perder o controle e a razão. Medo da insanidade mental, de perder as estribeiras. Possibilidade de impulsos assassinos ou suicidas repentinos e violentos.


ASPEN (Populus Trêmula)

MEDOS VAGOS DE ORIGEM DESCONHECIDA

Padrões de Desequilíbrio - Medo de dia ou à noite, sem razão conhecida. Apreensão. Terror ao despertar de um sonho ruim, embora esquecido. Medo de adormecer outra vez. Pressentimentos terríveis. Medo da escuridão. Medo da morte. Medo de pensamentos catastróficos. Premonições, superstições, medos inexplicáveis. Medo do medo. Medo de contar os seus problemas aos outros. Medo, geralmente acompanhado de tremor e suor, sensação de desgraça iminente, de desastre sem motivo aparente.

Qualidades Positivas - Ausência de medo, porque o poder do amor está por trás de tudo e supera todas as coisas. Uma vez reconhecido isso, estamos além da dor, do sofrimento, da preocupação, do medo e nos tornamos participantes da verdadeira alegria. Uma fé dessa magnitude causa o desejo de aventurar-se, de fazer experiências sem preocupações com o perigo ou as dificuldades.


RED CHESTNUT (Asculus Carnea)

ANSIEDADE COM OS OUTROS

Padrões de Desequilíbrio - Preocupação excessiva com os problemas alheios e medo pelos outros – com o que possa suceder-lhes. Espera sempre o pior. Medo de que uma simples doença em alguém se torne algo sério ou grave. Esse tipo de pensamentos negativos e cheios de medo sé podem causar danos a nós e aos que estão à nossa volta, atraindo para si aquilo que mais se teme. Possessividade, amor egoísta, super protecção, auto-sacrifício, apego limitador e negatividade mental; temor excessivo e previsão de desgraças para aqueles que se ama, tolhendo-lhes a liberdade e a individualidade, minando-lhes a segurança e a confiança.

GRUPO 2 - FLORAIS PARA OS QUE SOFREM DE INDECISÃO E INSEGURANÇA

CERATO (Ceratostigma Willmotliana)

BUSCA CONSELHO E CONFIRMAÇÃO NOS OUTROS

Padrões de Desequilíbrio - Dúvidas acerca da própria capacidade. Busca o conselho em todos e em tudo, sendo frequentemente influenciado e mal orientado pela opinião dos outros, o que pode causar insatisfação, embora precise da atenção deles. Falta de confiança no próprio julgamento. Não confia nas próprias convicções. Mutável. Tolo. Fala demais. Faz perguntas constantemente. Tende a sugar a vitalidade dos outros na busca de conselhos . Tem pouco ou nenhuma confiança na própria opinião.


SCLERANTHUS (Scleranthus Annuus)

INCERTEZA - INDECISÃO

Padrões de Desequilíbrio - Indecisão. Mente indecisa, hesitando entre duas possibilidades. Incerteza.
Estados de animo variados: luz e sombra. Experimenta estados extremos de Alegria e Tristeza, Energia e Apatia, Optimismo e Pessimismo, Risos e Lágrimas. Ansiedade devido à instabilidade, dúvida e indecisão. Pode não ser confiável - sofre de incerteza, devido a uma constante mudança de perspectiva. Desperdiça o tempo e perde oportunidades. Falta de estabilidade e de equilíbrio. Pouco equilíbrio interior, muda constantemente de opinião. Pessoas sujeitas a náuseas em viagens de carro ou avião.


GENTIAN (Gentiana Amarella)

DESALENTO - DESINTERESSE

Padrões de Desequilíbrio - Visão negativa. Melancolia. Ascetismo, pessimismo, pessoa de desânimo fácil. Desencorajamento, quando as coisas não dão certo ou quando há dificuldades. Desinteressado e deprimido pelos reveses de causa conhecida. Recusa-se a acreditar que a sua falta de fé, convicção e compreensão impedem que os problemas sejam superados. Falha em compreender que é a própria atitude negativa que atrai essas condições de desalento e melancolia. Remédio para ajudar crianças desencorajadas durante o período escolar.


GORSE (Ulex Europueus)

DESESPERANÇA - DESESPERO

Padrões de Desequilíbrio - Desesperança face à falta de expectativas. Resignação e desespero, depois que lhe dizem que "nada mais pode ser feito". Tem de continuar a suportar a dor e o sofrimento; Depressão; Estados de "vegetação" em lugar de "viver": pode, por exemplo, estar convencido de que seu problema de saúde é hereditário e que é quase inútil tentar outros tratamentos. Pessoas que ..." parecem ter uma parede de vidro entre a Alma e a Personalidade, que conseguem ver-se mas não ouvir-se", segundo Mechthild Scheffer. Estados de estagnação nos processos de cura. Falta de energia para continuar a luta, falta de projectos de vida, apatia, falta de fé, desânimo sem angústia.


HORNBEAM (Carpinus Betulus)

SENSAÇÃO DE "SEGUNDA-FEIRA DE MANHÃ"

Padrões de Desequilíbrio - Cansaço, Esgotamento por desgaste e fadiga mental. Debilidade face á rotina quotidiana. Dúvida acerca da capacidade de encarar ou de suportar as coisas, conseguindo no entanto concretizá-las. Dificuldades para digerir o excesso de estimulação mental. Sobrecarga mental que gera irritação e cansaço. Quando convalescente, dúvida da própria recuperação. Cansaço por causa da preocupação consigo mesmo. O Remédio para "Segunda de manhã" ou para a "Manhã seguinte".


WILD OAT (Bromum Asper ou Bromus Ramosus)

INCERTEZA EM PERCORRER O CAMINHO DA VIDA

Padrões de Desequilíbrio - Indecisão no que diz respeito ao que fazer. Indefinição das ambições, vocação indeterminada ou insatisfeita. Incerteza (veja também Scleranthus). As coisas não estão claras, causando cansaço e insatisfação. Pessoa talentosa, ambiciosa; tenta muitas coisas, mas nenhuma lhe traz felicidade, tornando-se frustrada e deprimida. Pode sentir-se entediada. frustração por não encontrar o caminho na vida, falta de metas, de harmonia interior, de direcionamento e canalização das suas energias de vida. Frustração, aborrecimento, falta de realização. Dificuldades de integração social, quer seja por remar contra a corrente ou por não ter direção.


GRUPO 3 - FLORAIS PARA FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

CLEMATIS (Clematis Vitalba)

SONHADORES - FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

Padrões de Desequilíbrio - Olhar perdido. Falta de atenção. confusão, lentidão, aturdimento. Dispersão. Preocupação. Indiferença. Pessoas pouco práticas, ausentes, esquecidas. Distracção. Pessoas sonhadoras, sonolentas, de sono pesado e que gostam de tirar sonecas a qualquer momento. Desatentos. Para os lunáticos e indiferentes. Pessoas fechadas num mundo próprio, plenas de imaginação. Falta de memória, estados de anestesia perante a realidade, falta de consciência de si. "Para os que olham sem ver, ouvem sem escutar e se esquecem do que dizem e do que lhes é dito". Para os que preferem ficar sozinhos, isolados e evitam dificuldades fugindo das situações.


HONEYSUCKLE (Lonieera Capri folium)

VIVE NO PASSADO

Padrões de Desequilíbrio - Nostalgia, saudade do passado, é-lhe difícil viver no presente, vive no passado, no mundo das recordações. Tem arrependimentos daquilo que não realizou. Temor da mudança, da velhice, da separação, do desligamento do passado. Ao olhar para trás, teme o que pode vir pela frente; sensação de "estar dividido em dois". Perda o interesse pelo presente. Lentidão e embotamento das energias vitais. Lembrança e nostalgia do vivido, incapacidade de viver com intensidade o presente, alimentar-se de recordações. Tristeza perante envelhecimento, apego ao passado.


WILD ROSE (Rosa Canina)

RESIGNAÇÃO, APATIA

Padrões de Desequilíbrio - Falta de participação, apatia, renúncia interior, desinteresse. Resignação com a doença, com a monotonia e o trabalho inadequado. Por demais apático para ficar bem, mudar de ocupação ou desfrutar os prazeres simples, apesar de ter tudo nas mãos para o fazer. Divagando sempre. Resignação, rendição. "Tenho de aprender a viver com isto". Pessimismo, falta de iniciativa, de energia, de vontade, de esperança. Semblantes inexpressivos, vozes monótonas. Desvitalização, bloqueio energético ao nível das articulações. Falta de "garra" pela vida, acomodação.
"É uma coisa de família; então tenho que sofrer mesmo." Acredita que uma situação não tem remédio. Não consegue perceber que, na verdade, criou essas situações, alimenta-as e mantém-nas. Sempre cansado, falta-lhe vitalidade; é uma companhia entediante. Poderá ter um timbre de voz monótono e sem expressão. Passividade, aborrecimento, letargia.


OLIVE (Olea Europea)

ESGOTAMENTO TOTAL

Padrões de Desequilíbrio - Perda de vitalidade. Cansaço intenso que provoca esgotamento físico. Esgotamento devido a condições adversas por longo período, ou quando a vitalidade foi perdida devido a doença longa, decepções, operações, divórcio, crises e dores profundas. Depauperação, desgaste. Exaustão física e mental sem reservas de energia. Mente cansada e exaurida. Nenhuma reserva de vitalidade. Tudo representa um esforço. Cansa-se facilmente. Falta de interesse. Fadiga total da mente e do corpo. Pouco tempo para o relaxamento e o prazer. Não consegue apreciar o trabalho ou as coisas que costumavam dar-lhe prazer e interesse.


WHITE CHESTNUT (Aesculus Hippocastanum)

PENSAMENTOS INDESEJÁVEIS; DISCUSSÕES MENTAIS

Padrões de Desequilíbrio - Diálogo interior torturante. Um acontecimento preocupante cria uma ideia fixa. Argumentações mentais. Incapacidade de evitar que os pensamentos girem na mente, como um hamster numa roda.
Pensamentos persistentes, indesejáveis, que se repetem como um disco arranhado, tocando sempre no mesmo lugar, gerando insonia e confusão mental. A pessoa que sofre desse tipo de preocupação, geralmente não consegue concentrar-se e nem sempre responde quando alguém lhe fala. Este estado mental pode causar acidentes.


MUSTARD (Sinapsis Arrensis)

TRISTEZA PROFUNDA SEM EXPLICAÇÃO (GRANDE DESANIMO)

Padrões de Desequilíbrio - Profunda depressão melancólica, podendo ser cíclica e aparentemente sem causa. Uma onda de tristeza, desesperança, depressão e melancolia que surge repentinamente e se vai do mesmo modo, sem nenhuma razão aparente. Sensação de aprisionamento por uma força sinistra e escura, encurralamento. Pode surgir ligada à menopausa ou ás estações do ano. Melancolia e depressão endógena, que pode vir acompanhada de lentidão motora, redução de percepção, retardamento de raciocínio e baixa resposta a estímulos. A melancolia, como que encoberta por uma nuvem fria e escura, pode ser bastante forte e privar as pessoas de seu bom humor e das suas opiniões normais, por estarem tão "ensimesmadas" ou isoladas.


CHESTNUT BUD (Aesculus Hippocastanum)

INCAPACIDADE DE APRENDER COM OS ERROS PASSADOS

Padrões de Desequilíbrio - Leva muito tempo para aprender com as experiências vividas - às vezes fracassa e não consegue faze-lo. Repetição constante do mesmo erro. Repetição compulsiva do que já lhe havia acontecido anteriormente. Tenta esquecer o passado, mas falta-lhe estrutura para se guiar no presente ou no futuro. Ansiedade, dificuldades de aprendizado, falta de atenção, esquece o passado e não aprende com a experiência. Coloca-se em situações lamentáveis, até que os erros são reconhecidos e desse modo, evitados. Personalidades apressadas e pouco reflexivas, pouco observadoras e superficiais.

GRUPO 4 - FLORAIS PARA A SOLIDÃO

WATER VIOLET (Clematis Vitalba)

ORGULHO E INDEFEREÇA

Padrões de Desequilíbrio - Quando as emoções estão bloqueadas, apresentam-se reservados, retraídos, orgulhosos, soberbos, egossintónicos, distanciados do mundo, com sentimentos de superioridade sobre os outros e por isso entram em isolamento. Tornam-se inabordáveis e inalcançáveis, refugiados numa carapaça que lhes serve de refúgio. Ficam inflexíveis física e mentalmente, tensos e rígidos, o que acaba provocando reumatismo, dores articulares, na coluna e nas juntas. Ás vezes tem eczemas nas mãos. Mostram-se orgulhosos, elitistas, afastados de qualquer afectividade. Podem ser desdenhosos, superiores e condescendentes, na sua torre de marfim, concentrados em si mesmos, interpondo uma barreira para afastar qualquer contacto mais íntimo.


IMPATIENS (Impatiens Royale ou Impatiens Grandulifera)

IMPACIÊNCIA

Padrões de Desequilíbrio - Irritadiço. Impaciente. Facilmente irritável e de reacções excessivas. Fisicamente irrequieto. Nervoso. Termina a frase do interlocutor, se este fala devagar, faz tudo depressa, como forma de aliviar a tensão mental devido à frustração e a outras pressões, não consegue esperar, quer tudo "imediatamente". Pode ter insónias devido à tensão física e mental. Muitas destas pessoas sofrem de caimbras, distúrbios digestivos, gastrites, diarreias, torcicolos, contracções musculares, tiques nervosos, úlceras, espasmos, cólicas. Inquietos, gesticuladores, rápidos no falar e no comer, são pessoas muito agitadas e por isso, chegadas a acidentes pela sua impetuosidade. Captam ideias com grande rapidez, mas são pouco observadores quanto á realidade que os cerca e tendem a culpar os outros quando algo corre mal. Grande sentido de independência, preferem trabalhar sozinhos. A tensão faz com que tenham dores na nuca, no pescoço, nas mãos, nos ombros, nas pernas. Crianças hiperactivas, inquietas e sujeitas a explosões temperamentais.


HEATHER (Calluna Vulgaris)

EGOCENTRISMO, PREOCUPAÇÃO CONSIGO MESMO

Padrões de Desequilíbrio - Egocentrismo. Preocupação, consigo próprio. "Obcecado" por doenças, por problemas e as suas trivialidades. Centrado em si mesmo, procura sempre uma plateia que o ouça falar dos seus problemas. As vezes chegam a ser lamurientos. Colam-se ás pessoas e não despegam, querem atenção a todo o custo, não ouvem os outros e não descriminam os interlocutores: Chegam-se muito perto - falam bem próximo das pessoas, forçando-as a conversar. Sugam a vitalidade alheia e por isso, costumam ser evitados. Detestam ficar sozinhos. Fazem tempestades em copos d'água, ouvem muito pouco o que lhes é dito, pois não têm interesse nos problemas dos outros, só se preocupam consigo mesmas, monopolizam as conversas. São ávidos, comem muito sem seleccionar e devido a grandes carências afectivas esperam que se cuide delas permanentemente. Tem necessidade compulsiva de descarregar as suas emoções, extravasando-as sobre os outros. Crianças choronas, mentirosas e "dengosas" e para adultos chorões que se sentem intimamente solitários e abandonados. Para doentes psicossomáticos.



GRUPO 5 - FLORAIS PARA A SUCEPTIBILIDADE ÀS INFLUÊNCIAS E IDÉIAS ALHEIAS

AGRIMONY (Agrimonta Eupatoria)

TORTURA MENTAL POR TRÁS DE UMA "CARA DE VALENTE"

Padrões de Desequilíbrio - Angústia localizada (nó na garganta, coração oprimido, tensão no estômago). Ansiedade. A despreocupação disfarça a tortura mental - um estado mental turbulento, em que esconde pensamentos aflitivos e inquietação interior por trás de uma fachada de alegria, por trás de uma máscara. Finge que tudo vai bem e esconde os seus problemas. Falta de sintonia entre o que pensa e o que diz, ocultando ou ignorando o negativo, como se não existisse: pretende convencer-se e convencer os outros de que é feliz. Quando stressado, poderá refugiar-se no álcool ou nas drogas para atenuar a tortura. Ansiedade do tipo oral, que gosta de beber, fumar, rebuçados, etc. Agrimony, segundo Bach:" ... serve para personalidades dissociadas que desperdiçam grandes quantidades de energia para manter as aparências, sem que haja contato entre a personalidade e o "Eu Superior". Faz muitas perguntas, para evitar falar de si mesma.
Busca excitação, com consequências perigosas e que podem causar danos. Inquietude à noite, cansaço por pensamentos agitados. (Veja também White Chestnut.)


CENTAURY (Centaurum Umbellatum)

SUBSERVIÊNCIA

Padrões de Desequilíbrio - Pessoa tímida, boa, de bom carácter, compreensiva e facilmente dominada, de personalidade tipo "capacho", que se submete a vontades mais fortes do que a sua própria. Não discute nem se defende, tem dificuldade de dizer "não". Vontade frágil e subserviente. Pensamentos e acções frequentemente influenciados pelo que dizem ou pensam os outros e pelas convenções. Poderá ser apagado à família ou a um dos pais. Servil, em vez de ser alguém que ajuda de bom grado, esquece-se de si mesma, influenciável, fraca e com pouco interesse pela vida, hipersensível, subjugada pelas emoções que as impedem de pensar. Facilmente inseguras, infelizes e sobrecarregadas pela somatização e com a energia exaurida, as pessoas deste tipo são muitas vezes manipuladas e dominadas por energias mais fortes e pelos seus próprios sentimentos de culpa.


WALNUT (Juglans Regia)

PROTEÇÃO NAS MUDANÇAS

Padrões de Desequilíbrio - Insegurança passageira, instabilidade e influenciabilidade em etapas marcantes de mudança na vida. Super sensibilidade a certas ideias, ambientes e influências, necessitando nessas alturas de protecção. É o Remédio para os estágios de transição - mudança de dentição, puberdade, menopausa, viuvez, separação - e é definitivamente o remédio para romper ligações, "encantamentos" e hábitos muito arraigados. Personalidade "esponja" hipersensível, vulnerável e extremamente perceptiva. Walnut acaba com situações de dependência, simbioses ou apegos entre pessoas. Quando chega o momento de "dar grandes passos adiante", rompendo com velhas convenções, restrições, etc. e, quando se toma um novocaminho na vida, frequentemente envolvendo sofrimentos e o rompimento de ligações antes valiosas (Ex: Poderá estar afectado por uma pessoa dominadora, por uma circunstancia extrema, por uma ligação com o passado, por uma ligação familiar ou um hábito muito arraigado, sendo que qualquer dessas situações pode impedir ou frustrar planos e até mesmo o curso normal da vida).


HOLLY (Ilex Aquifoliam) Azevinho

ÓDIO INVEJA, CIÚME

Padrões de Desequilíbrio - Ódio, inveja, ciúme, suspeita agressividade, ganância. Ausência de amor. Incompreensão. Temperamento dificil. Várias formas de aborrecimento. Raiva dos seres humanos. Sofre em demasia, geralmente sem causa específica.


GRUPO 6 - FLORAIS PARA O DESALENTO OU DESESPERO

LARCH (Larix Europea ou Laré Decídua)

FALTA DE CONFIANÇA

Padrões de Desequilíbrio - Sensação de inferioridade, falta de confiança em si mesmo. Auto-invalidação, baixa auto-estima, auto-limitação através de resposta automatizada de auto-negação e inibição dos potenciais próprios. Pessoa de antemão convencida do fracasso porque, subestimando-se, evita a possibilidade de fracasso. "Não adianta tentar. Jamais serei uma pessoa bem sucedida. Não sou capaz de me sair tão bem quanto os outros": são estes os ciclos viciosos mentais da auto anulação. Larch é muito útil quando estas pessoas adoecem por medo de enfrentar a vida e na insegurança para agir, tanto em adultos como em crianças que se sentem inferiores e possuem uma falsa modéstia (secretamente, sabe que é capaz).


PINE (Pinus Sylvestris)

AUTO CONDENAÇÃO - CULPA

Padrões de Desequilíbrio - Auto-condenação, auto-reprovação, sentimentos de culpa, desalento. Culpa-se a si mesmo pelos erros dos outros e por tudo o que acontece de errado. Tem complexos de culpa, fazem juízos negativos de si próprios, o que acaba com qualquer alegria de viver, entrando em estagnação e falta de desenvolvimento pessoal. Controlam muitas vezes a raiva e outros sentimentos, desperdiçando assim energia e sentindo-se muitas vezes cansadas. São pessoas conscienciosas, mas nunca estão satisfeitos com as suas realizações e geralmente trabalham demais, cultivam a renúncia e o masoquismo inconsciente, levando a parcerias com abusadores, sádicos e agressivos. Não se amam e vêem-se a si próprios como covardes; não se sentiram desejadas e como que pedem perdão por terem nascido.


ELM (Ulmis Procera)

ASSOBERBADO PELAS RESPONSABILIDADES

Padrões de Desequilíbrio - Sensação repentina de estar sendo sobrecarregado por responsabilidades que não consegue assumir. Desanimo e exaustão consequentes, com ideias de não ser capaz de realizar a tarefa. Sensação de abatimento, mesmo quando a dúvida é momentânea em relação às próprias capacidades, pode causar fraqueza e debilidade. Para situações que exigem muito da pessoa, Elm ajuda nos "momentos de fraqueza dos fortes", quando as pressões parecem demasiadas, subjugadoras e as pessoas ficam desalentadas, esgotadas e em duvida sobre as suas capacidades de desempenho e da qualidade das suas decisões, esgotadas física e mentalmente. Contudo, todos estes sintomas são temporários.


SWEET CHESTNUT (Castanea Vulgaris ou Castanea Sativa)

PARA ANGUSTIA EXTREMA

Padrões de Desequilíbrio - Grau intolerável de ansiedade, mágoa, desolamento, vazio interior. Desespero mental terrível e assustador. Tortura mental extrema. Desespero profundo. Angústia e desolação, chegando ao limite do que é possível suportar. Quase destruído. Falta de saída, atingindo os limites da tolerância; Angústia com depressão, desespero, desesperança e necessidade de amparo urgente, stress extremo, alta tensão. Cansaço e solidão, desassossego, angústia existencial.
O futuro é visto como uma completa escuridão. Não há esperança, não há paz. Quadros psicóticos e neuróticos graves, doenças terminais.


STAR OF BETHLEHEM (Ornithogalum Umbellatum)

CHOQUE

Padrões de Desequilíbrio - CHOQUES e todas as suas sequelas, como um acidente ou notícias dolorosas sem aviso. Para vestígios de situações traumáticas, físicas ou psíquicas, recentes ou antigas, que não foram elaboradas ou integradas. Um susto muito forte, uma desilusão muito dolorosa, efeitos inesperados, acções retardadas, devido a um trauma. Estados letárgicos e disfuncionais, instabilidade, desilusões, psicoses, perdas de todos os níveis presentes e passadas, psicossomatizações e faltas de energia generalizadas até á inconsciência. Para pessoas que sofrem de doenças crônicas como a artrite, asma, arritmia cardíaca, ligadas ao campo emocional e não conseguem mudar esses quadros através da psicoterapia.


WILLOW (Salix Vitellina)

RESSENTIMENTO, VITIMISMO

Padrões de Desequilíbrio - Ressentimento, amargura, auto compaixão, rancor. Vitima do destino. Culpando todos menos a si mesmo. "Eu não merecia esta desgraça; por que isto foi acontecer logo comigo, enquanto os outros estão livres?”. Sente inveja da boa sorte, da saúde, da felicidade ou sucesso dos outros. Irritadiço, rabugento, um desmancha-prazeres que adora espalhar tristeza e desespero. Um resmungão. Nenhum interesse pelos assuntos dos outros, excepto para menosprezar ou falar por maldade. Toma sem dar: aceita ajuda como se fosse um direito seu! É mal-agradecido, alienado. Quando doente, é um paciente difícil; nada lhe agrada nem satisfaz, relutante em admitir melhoras... Pessoas lamurientas, ressentidas, briguentas, azedas, preconceituosas, que irradiam irritação, tristeza, negatividade, critica e inveja; são ingratas, mal-humoradas, susceptíveis e de difícil trato por inconsciência das suas características. Sentem-se injustiçados pela vida.


OAK (Quercus Pedanculata ou Quercus Rubor)

DESENCORAJADO, POREM CONTINUA LUTANDO

Padrões de Desequilíbrio - Lutador esgotado que mesmo assim continua a luta. Elas insistem e não param de se esforçar para descobrir a cura quando estão doentes. Stress por esgotamento, sobrecarga, á beira do colapso físico e nervoso.
Trabalha demais e esconde o cansaço. Julga-se imprescindível e insubstituível (beirando a arrogância). Obstinação, esforço incansável, embora tudo possa parecer inútil; poderia até resultar num colapso nervoso. Dores na nuca e ombros devido á tensão intensa, devido á postura do dever antes de tudo. Desalento que leva ao desespero. Incapacidade de pedir ajuda ou mostrar fragilidade, insistindo que é capaz até á exaustão, também por medo de decepcionar os outros.



CRAB APPLE (Malus Pumila ou Pyrus Malus)

ÓDIO DE SI MESMO, SENSAÇÃO DE SUJEIRA

Padrões de Desequilíbrio - Sentimento de desespero, de sujeira, desgosto. Fez ou disse algo que é contrário à sua própria natureza. Sente-se mental e fisicamente sujo. Tem vergonha de sua condição física, de sua aparência e sofre com a sua acne, verrugas, manchas, etc. Desanimado se o tratamento fracassa (veja também Gentian). Tem pensamentos triviais, ideias fixas; obsessivo com detalhes da casa, a" dona de casa perfeita" que reage desmedidamente a detalhes considerados imperfeitos, ficando zangadas, tristes, desesperadas, infelizes com a mais leve mancha de sujeira, sem o sentido das proporções ou da relatividade. Para a neurose obsessiva com reacções tipo escovar os dentes várias vezes por dia, tomar banhos ou lavar as mãos, compulsivamente expulsando micróbios, bactérias, insectos ou apavoradas com os riscos de contaminação ou contágios de qualquer tipo. Nos casos de descargas corporais, como rinites, resfriados, febres, intoxicações, sinusites, etc.Para os egoístas, ofensivos e de "palavras más" para os outros, para sentimentos de asco ou repulsa extemporâneas.


GRUPO 7 - FLORAIS PARA A PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM O BEM ESTAR ALHEIO

CHICORY (Cichoriam Intybas) Chicória

POSSESSIVIDADE E EGOÍSMO

Padrões de Desequilíbrio - Personalidade possessiva, por medo de não ser amada. Amor possessivo. Sente-se facilmente magoado ofendido e rejeitado. Dependente, controlador, vitimado, egocêntrico, possessivo, egoísta, manipulador. Gosta de sugerir, corrigir os outros modificar, organizar, dirigir os demais. Afetivamente carente, busca gratidão, recompensa e reconhecimento, lida mal com sentimentos de rejeição, o "mal amado", sempre com medo de perder o afeto dos outros. Dificuldade de se descontrair, desapegar, desprender gerando relações opressivas, angustiantes, esmagadoras e controladoras.
Exige que os outros se ajustem ao seu "elevado sentido de valor", especialmente em relação aos que lhe são mais próximos e queridos. Crítico. Interferente. Fala dos "Favores ou deveres que lhe são devidos". Quando contrariado, fica irritável, até mesmo chorão. Fica envenenado por essas emoções. Não gosta de estar só.
Pessoa egoísta, inclinada à falsidade, voluntariosa, falante, irritável; adora discussões.


VERVAIN (Verbena Officinalis)

TENSÃO, HIPER ANSIEDADE

Padrões de Desequilíbrio - Energia mental usada ao extremo - esforço excessivo, stress, fanatismo. A vontade impele a acção para além da força física. A tensão causa a incapacidade de relaxar e a subsequente insónia e agitação nocturna, além de contracções no pescoço, nas costas, ombros, braços e sofrer de artrose cervical.
Excesso de perfeccionismo: Altamente envolvido - fanático. Pessoas polémicas que tentam convencer os outros das suas ideias. Briguentos, obstinados, competitivos, perfeccionistas. Comportamentos despóticos, intolerantes, sem humildade, hiperactivos. Sensível às injustiças. Tem o pensamento sempre a correr á frente, e a língua vai atrás, dizendo o que tem a dizer sem medir consequências e tentando convencer os outros, bombardeando-os com os seus argumentos; inclinado a assumir muitas atividades ao mesmo tempo, chegam a agir pelos outros forçando-os a fazer o que consideram bom para eles. São impulsivos, idealistas, imaginativos, fantasiosos e de ideias fixas. ás vezes hipertensas, hiperativos e hipomaníacos, de movimentos rápidos e agitados.


VINE (Vitis Vinifera)

DOMÍNIO, INFLEXIBILIDADE

Padrões de Desequilíbrio - Tendência a usar grandes talentos para conquistar o poder e dominar. Faz pouco caso das opiniões alheias. Exige e espera obediência absoluta. Orgulho agressivo.
Tem ânsia de poder, é ávido de autoridade e cruel nos métodos que utiliza para se impor. Sabe mais do que ninguém. Força a sua vontade sobre todos. Deleita-se com o poder que detém sobre os outros - é duro, cruel, sem compaixão, arrogante, dominador e inflexível, beirando o sadismo. Auto-estima baseada no poder e não no amor, tem de impor a sua autoridade a qualquer preço. Convencidos da sua infalibilidade, são tiranos e ditadores cruéis, destituídos de compaixão pelos seus semelhantes. Os profundamente ambiciosos que se auto impõem disciplina de ferro, na sua compulsão de sucesso, buscando meter medo aos outros, para os dominar: adulam os superiores e amedrontam os subordinados. Pessoas que demonstram afeto unicamente através de coisas materiais.
Um pai ou mãe que domina o lar com mãos de ferro.


BEECH (Fagus Sylvatica)

INTOLERÂNCIA

Padrões de Desequilíbrio - Intolerância, critica e arrogância. Não tenta compreender ou fazer concessões às falhas alheias. Falta-lhe humildade e solidariedade. Irrita-se com os hálitos, maneirismos, idiossincrasias e gestos dos outros. Mandíbula sempre tensa, acusatório, exige exactidão, ordem e disciplina em toda parte. Sofrem de tensão na parte superior do peito, da cabeça, rosto e maxilares. Irritáveis e intolerantes, severas e exigentes, são pessoas que ficam isoladas muitas vezes, na sua inflexibilidade. Não aceitam as diferenças e fazem críticas ferinas que os isolam do mundo. Julgam e condenam em lugar de convencer. Engoliram ódio, desilusões e humilhação e destilam veneno devido à auto-estima desvalorizada e à afectividade ferida, compensando-se muitas vezes com atitudes de superioridade. Uns verdadeiros capatazes que se queixam dos demais. Defendem-se atrás de uma máscara de arrogância e ironia ferindo os sentimentos alheios, falando muitas vezes como se pregassem moral aos outros. Guardam as coisas para si mesmo; tipos solitários.


ROCK WATER

AUTO REPRESSÃO OU NEGAÇÃO DE SI MESMO

Padrões de Desequilíbrio - Concentração excessiva em si mesmo. O tipo de pessoa "contida" e "bem educada". Inflexibilidade mental que se pode transmitir ao plano físico (costas). Pessoa de ideias teóricas e radicais, distantes da realidade ou fixas, perfeccionistas no campo da saúde ou da moral. O Remédio para aquelas pessoas com opiniões fortes e que permitem que as suas mentes sejam regidas por grandes teorias. Rigidez de percepção, às vezes também física. Capatazes impiedosos de si mesmos. Auto-negação, auto domínio e, até mesmo, auto-martirio. Visão estreita e ascética, fanatismo, orgulho vaidoso e isolacionista, de retidão inalterável e inconsciente das suas renúncias interiores. Preocupam-se tanto com a sua perfeição pessoal que se tornam rígidas, e sofrem de artrose, corcunda e problemas de coluna. perfeccionistas e disciplinadas, dogmáticas nos seus pontos de vista, "lutam com o Eu Superior" em vez de se deixarem guiar por ele. De vida espartana, não permitem que nada interfira com os seus objetivos.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER AO INICIAR UM TRATAMENTO COM FLORAIS?

Todos nós sabemos dos resultados catastróficos da auto-medicação. Os Florais de Bach são naturais mas, isso não significa que não tenham efeitos colaterais. Sendo assim não se baseie na prévia acima para se automedicar. O que foi colocado aqui, é apenas uma apresentação desses maravilhosos florais.
Para se tratar com os florais procure um teprapeuta da sua confiança. Evite a "receita de bolo" pois, o que foi bom para um, para outro pode ser um veneno ou, simplesmente não fazer efeito. Para que uma fórmula seja eficaz, ela precisa estar adequada a você. A prescrição dos florais e o resultado do tratamento, depende de uma análise minuciosa da pessoa a ser tratada!


CURSO APOSTILADO E CERTIFICADO

ABORDAGEM:

CLASSIFICAÇÃO DAS ESSÊNCIAS FLORAIS COM BASE NOS SETE TIPOS DE ESTADO DE ESPÍRITO:

1- PARA OS QUE SENTEM MEDO

2- PARA OS QUE SOFREM DE INDECISÃO

3- FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE

4- PARA SOLIDÃO

5- PARA OS QUE SÃO SUCEPTIVEIS A IDÉIAS ALHEIAS

6- PARA O DESALENTO OU DESESPERO

7- EXCESSIVA PREOCUPAÇÃO COM O BEM ESTAR DOS OUTROS

NOME DAS FLORES E REGIÃO DE SUA NATIVIDADE

COLORAÇÃO DAS FLORES

ÉPOCA DE FLORAÇÃO

MÉTODO DE PREPARAÇÃO DAS ESSÊNCIAS

CORRESPONDÊNCIA COM OS FLORAIS DE MINAS

QUEM, E QUANDO SE DEVE TOMAR UM TIPO DE FLORAL

COMPARAÇÕES ENTRE OS FLORAIS

ZONAS DE SOMATIZAÇÃO

RELAÇÃO DOS FLORAIS COM OS CHAKRAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO TRABALHO DE CURA

FRASE DE REPROGRAMAÇÃO DE CADA FLORAL

QUAL O EFEITO DE CADA FLORAL

SINTOMAS BASEADOS NO ESTADO ATUAL DO SER

ANAMNESE, COMO PROCEDER

O FLORAL DA EMERGÊNCIA

FÓRMULA PARA LACTENTES

NOVE FLORES

FÓRMULA DE EXAME

COMPOSTO INFANTIL

OUTRAS FÓRMULAS COMBINADAS

MÉTODO DE DOSAGEM

Curso ministrado por:
Léa Cristina Ximenes
Terapeuta Holística Universalista.

ESTE CURSO É MINISTRADO ON-LINE ATRAVÉS DO SKYPE, INDIVIDUALMENTE PARA MELHOR APROVEITAMENTO DO ALUNO, EM AULAS SEMANAIS COM DIAS E HORÁRIO A COMBINAR. A APOSTILA COM MAIS DE 130 PÁGINAS, É ENVIADA PELO PRÓPRIO SKYPE PARA QUE O ALUNO IMPRIMA E ENCADERNE. AO FIM DO CURSO, O CERTIFICADO SERÁ ENVIADO PELO CORREIO. MESMO AS PESSOAS QUE MORAM FORA DO BRASIL PODEM OBTER ESSE CURSO, DESDE QUE FALEM O PORTUGUES. ENTRE EM CONTATO PAR SABER SOBRE PREÇO E FORMA DE PAGAMENTO ATRAVÉS DOS ENDEREÇOS ABAIXO.


 Léa Cristina Ximenes
Facilitadora/Consultora Metafísica
E-mail: ximenes.andrade@gmail.com
Skype: lea.seraphisbey
Fone: (13) 3477 98113

Comente e compartilhe!Divulgue a Luz!

Um comentário:

Comente e compartilhe! Dissemine a Luz!

Mapa Interativo de Reflexologia

Mapa Interativo de Reflexologia
Clique na imagem para ter acesso.

Marcadores de Página Coruja.

Marcadores de Página Coruja.
Clique, Imprima e Faça
o seu em alta resolução!

Amor das Minhas Vidas

Amor das Minhas Vidas
Um carinho de Rose Mello,
é só clicar na imagem e baixar
esse lindo romance intuído com
o auxílio do espírito Yann.

Clique na imagem e adquira
um exemplar impresso de
"Amor das Minhas Vidas!"

Paz e Amor aos Bichos

Paz e Amor aos Bichos
Engaje-se nessa luta contra
o maltrato dos animais em
todos os níveis! Clique na
imagem acima para receber
em sua casa gratuitamente
os livretos para que possa
contribuir de forma concreta
com essa campanha libertadora!

Scar Project

Scar Project
Câncer de Mama não é uma fitinha rosa!

Clique e Assine!


Dessaparecidos Brasil


Anjo de Luz -
Clique Aqui e Cadastre-se!

Quem? De Onde?

EU

Minha foto
praia grande, sp, Brazil
Sou uma filha de Deus em busca de si mesma
...em busca do TODO...da UNIDADE...

Quem me visita?

free counters