Luzes de Aruanda

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pedofilia na Visão Espírita - Dr. Ricardo Di Bernardi


Assunto delicado e grave. Vejamos alguns aspectos iniciais:

-Como o espiritismo vê a questão da pedofilia?
Como um grave desequilíbrio mental e espiritual, necessitando severo tratamento multidisciplinar, isto é envolvendo diversos profissionais além de tratamento espiritual complementar.

- Qual a razão de existirem pedófilos?
A mesma razão de existirem quaisquer outros desequilíbrios psíquicos. São atitudes doentias que se estruturaram ao longo de uma ou mais existências ou seja reencarnações. Ninguém foi criado pedófilo.

- O que se passa nas suas mentes?
Cada um deles tem uma história. Não há como colocar todos em um mesmo rótulo. Mas poder-se-ia dizer que tem um impulso sexual doente e destituído de ética.

- Quais os traumas que eles têm?
Diversos, e variam conforme cada caso. Podem ter sofrido: violência infantil, abandono, desprezo, presenciado quando em tenra idade, sexo entre os pais, enfim outras distorções de educação ou de vivência.

- Como se explica tal comportamento?
A resposta é tão difícil como explicar qualquer outra grave alteração de comportamento. São espíritos que pelo seu atraso, imaturidade, ignorância e sobretudo pelo livre arbítrio desviaram-se da linha normal de conduta.

- E as vitimas, por quê isso?
Em diversas oportunidades, quando fizemos palestra sobre reencarnação, fomos questionados posteriormente sobre a dolorosa e delicada circunstância da PEDOFILIA. Principalmente, ao se propiciar perguntas nos serem dirigidas por escrito viabilizava-se este questionamento.
Embora o tema seja potencialmente polêmico e desagradável, não há como ignorá-lo no contexto de nossa situação planetária. Nossa abordagem será pelo ângulo transcendental e reencarnacionista considerando que são dois (2) espíritos, no mínimo, envolvidos na tragédia em questão. Cumpre-nos esclarecer que o livre arbítrio é o maior patrimônio que nós, espíritos humanos, temos alcançado ao atingirmos a faixa evolutiva pensante. Livre arbítrio que não legitima atitudes, mas oportuniza às criaturas decidir e se responsabilizar pelas conseqüências de seus atos posteriores.
Outra premissa que deveremos estabelecer é aquela da maior ou menor repercussão dos atos perante a Lei Universal, em função do nível de esclarecimento que possuímos. Importante também salientar que não há atos perversos que tenham sido planejados pela espiritualidade superior. Seria de uma miopia intelectual sem limites, a idéia de que alguém deve reencarnar a
fim de ser violentado ou sofre pedofilia.

A concepção do Deus punitivo e vingativo já não cabe mais no dicionário dos esclarecidos sobre a vida espiritual. Deus é a fonte inesgotável de amor.
É a Lei maior que a tudo preside, uma lei de amor que coordena as leis da natureza. Então, como conceber a violência física? Como enquadrar a onipresença divina em situações e sofrimentos que observamos? Deus estaria ausente nestas circunstâncias? Ou estaria presente? Para muitos indivíduos se estivesse presente já seria motivo para não crer na sua existência ou na sua infinita bondade e onisciência.
Outra questão importante: Quem é a "vítima"? Analisemos. Cada um de nós ao reencarnar trouxe todo o seu passado impresso indelevelmente em si mesmo, são os núcleos energéticos que trazemos em nosso inconsciente construídos no passado.
Espíritos que somos e pelas inúmeras viagens que percorremos, representadas pelas inúmeras vidas, possuímos no nosso "passaporte" inúmeros "carimbos" das pousadas onde estagiamos em vidas anteriores. Hoje, a somatória dessas experiências se traduzem em manancial energético que irradia constantemente do nosso interior para a superfície desta vida.
Assim, é também a "vítima". A criança, que hoje se apresenta de forma diferente, traz em seu passado profunda marcas de atitudes prejudiciais a irmãos seus. Atitudes de desequilíbrio que são gravadas em si mesma.

Algumas dessas, hoje crianças, participaram intelectualmente de verdadeiras emboscadas visando atingir de maneira dolorosa a intimidade sexual de criaturas; outras foram executoras diretas, pela autoridade que eram investidas, de crimes nesta área. Enfim, são múltiplas as situações geradoras da desarmonia energética que agora pulsa constantemente nos arquivos vibratórios da criança, nossa personagem neste drama.

Pela Lei Universal da sintonia de vibrações, poderá ocorrer, em um dado momento, uma surpresa desagradável. O espírito, criança agora, poderá atrair e sintonizar com a frequencia do agressor, ou seja, o pedófilo e ser agredida.
Identificados dois dos protagonistas (agressor e criança), temos também que considerar o frequente processo obsessivo que vinha se desenvolvendo. Uma outra entidade pode estar fixa perifericamente ou até profundamente à trama perispiritual de um ou dos dois envolvidos no processo.

Lembramos, novamente, não foi em hipótese alguma programada a violència ou o estupro, nem ele em qualquer circunstância teria justificativa. No entanto, o crime existindo, necessário compreender em uma visão mais ampla o que está acontecendo. A espiritualidade sempre fará o máximo para evitar o "mal" ou não sendo possível, apoiar aos que sofrem.

O espírito submetido à violência da pedofilia sofre intensamente no processo, conforme o seu grau de maturidade espiritual. Não houve a programação, mas a tendencia que trazia era forte e havia o risco em passar por algo do gênero , que, a espiritualidade não conseguiu evitar. Perante a Lei divina sabemos que o espírito reencarnado não deve receber a agressão arbitrária em face da violência cometida por outro. 

Violência que gera violência, um ciclo triste que necessita ser rompido com uma postura de amor, de orientação e de perdão.
A violência da pedofilia gera, muitas vezes, profundos traumas em todos os envolvidos exacerbando a dolorosa situação cármica da constelação familiar.
Há, também, espíritos afins e benfeitores que, visam amparar os envolvidos nesta dor. Amigos do extrafísico cheios de ternura em seu coração, com projetos de dedicação e amparo, sempre se fazem presentes.

O tempo se encarregará de cicatrizar os ferimentos da alma.
Dr. Ricardo Di Bernardi



Léa Cristina Ximenes
Facilitadora Universalista
E-mail: ximenes.andrade@gmail.com
Skype: lea.seraphisbey
Telefone: (13) 3477 9813
Comente e compartilhe!

Horóscopo Indígena Brasileiro

Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos.

O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terra passivos. Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yin representa Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.

Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressam socialmente com menor precaução. Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido). Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente. Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões.

 CONJUNÇÃO DOS ELEMENTOS

O fogo, ou calor, produz o vento, portanto ar e fogo unidos fazem tempestades.
Fogo e água não dá pois a água apaga o fogo.
O elemento terra é a base para o assentamento de todos os signos.
Uma pessoa de ar unir-se a outra de ar para união eterna, é óbvio que não pode dar certo. Por exemplo, uma pessoa de Fada (outubro), cujo elemento regente é terra não deve se casar com uma pessoa de fevereiro (macaco) regida igualmente pelo elemento terra, muito embora cada uma pertença a casa astral diferente. Fada tem como casa astral o planeta terra, ao passo que o macaco tem como casa astral o sol.
A pessoa de macaco terá tendência a voltar-se para o espírito, pois a casa astral representa a cabeça, o pensamento, enquanto que o elemento regente representa os pés. Já a pessoa de Fada terá tendência a voltar-se para a terra, uma vez que sua cabeça está no planeta terra e tem também a terra como elemento regente, tem portanto os pés também na terra.
No caso de uma união eterna entre macaco e fada, certamente haverá um desequilíbrio na base, mesmo que haja uma harmonia em termos de cabeça. Um não tem como se compor com o outro, pois são semelhantes em termos de elemento regente. Um não pode se arrastar no outro. O povo de fada compõe uma união boa com o povo de boto, no qual encontra água e fogo para se completar.
Mas todas essas previsões dependem do ascendente da pessoa em combinação com o seu signo.


Elemento FOGO
Qualidades: Quente e Seca
Energia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões.
Não há quem não saiba o quanto o Fogo é de extrema necessidade para o homem. Aquece seu alimento, sua casa e oferece conforto. Porém é também um elemento perigoso se estiver fora do nosso controle, podendo causar danos irreparáveis. Em outras palavras, o elemento Fogo na astrologia representa a força do espírito. É o desejo da vida, a vontade de ser. Para os signos de Áries, Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade. Os signos de Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas idéias, o que torna esses dois elementos compatíveis.



O Elemento TERRA

Qualidades: Fria e Seca

Energia concentrada, lenta e grande talento para desfazer conexões.
Touro, Virgem e Capricórnio compõem o elemento Terra. São signos providos de muita paciência e auto-disciplina, capazes de alcançar seus ideais com muita persistência. Esses signos tendem a confiar mais no raciocínio prático do que nas inspirações. Os signos deste elemento podem ser bastante cautelosos e convencionais, fazendo-os duvidar das pessoas com mente ágil. Suas principais características são: aplicação, concentração mental, esforço e espírito conservador. Acima de tudo, esses signos devem se preocupar mais em observar o mundo invisível, o mundo que não possui a forma concreta da Terra.

O Elemento AR

Qualidades: Quente e Úmida

Energia alta, rápida e grande talento para estabelecer conexões.
Todos os seres terrestres estão conectados, pois todos respiramos o mesmo ar. Isso faz com que esse elemento se torne coletivo. Pessoas com o signo de Gêmeos, Libra e Aquário compõem o elemento da mente, geralmente se adaptam com facilidade e são muito curiosos. Enquanto os signos de Fogo desejam algo, os de Ar idealizam as coisas imateriais. Possuem uma maneira impulsiva de agir, sentimentos artísticos, preferência pelas mudanças objetivas e tendem à distração. Esse indivíduo pode caminhar na neblina, sem saber como aplicar suas energias, ou pode ter sua mente tão clara como o ar antártico.



O Elemento Água

Qualidades: Fria e Úmida

Energia concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões.
Assim como a Terra, o corpo humano é composto 70% de Água, o que nos leva a crer na importância vital deste elemento. Também é conhecida como solvente universal, ou seja, é capaz de dissolver mais substâncias que qualquer outro líquido conhecido por nós. Na astrologia, a Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção. Câncer, Escorpião e Peixes levam consigo as características deste elemento, o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes. Por isso, se não controlam suas reações emocionais acabam passando por freqüentes instabilidades interiores.



VEADO
De 01 a 31 de janeiro

Você que é do signo de Veado têm uma combinação de Casa Astral Sol com Elemento Regente Fogo, portanto deve procurar ligações amorosas e outras principalmente com pessoas de Casa Astral Terra ou Lua e nunca com pessoas de elemento regente fogo. Fogo com fogo não dá certo. Sol com sol não dá certo. No Horóscopo Indígena Zen Tupi você precisa equilibrar os elementos. Se sua vida amorosa ou profissional não vai bem, é porque provavelmente não está havendo o equilíbrio dos elementos entre você e as pessoas do seu relacionamento.Tudo pode mudar sabendo e podendo escolher.

CARACTERÍSTICAS
As pessoas nascidas sob o signo de veado, portanto no mês de janeiro, são regidas pelo elemento fogo, ligado ao sol, donde o segredo da sua força, do seu império, da sua vontade de querer mandar e dirigir. Normalmente são mandonas. Todavia possuem o lado manso, representado pelo veado, aliás um veado branco com olhos de fogo, o branco da paz e o vermelho da guerra. É um signo ligado à maternidade. Possui mansidão interrompida por ímpetos de revolta. Pode predominar o fogo, que tudo queima, muitas vezes representado pela língua. Pode predominar a mansidão, que tudo controla, pelo silêncio, nunca pela humildade. O ideal é o equilíbrio entre a mansidão do veado e a força do fogo, que vai resultar na nobreza da alma. Devem ser dominados os extremos de força e fraqueza, portanto o primeiro pode resultar em antipatia, solidão, remorso, repulsa da parte dos outros. O segundo extremo, o da fraqueza, pode resultar em baixeza, desprezo da parte dos outros. Só o equilíbrio entre o elemento fogo e a natureza mansa do veado dará a personalidade ideal do nativo de janeiro.



 MACACO

De 01 a 28 de fevereiro

Você do signo de Macaco tem o Sol na Casa Astral e a terra no Elemento Regente. Deve estabelecer ligações amorosas e profissionais sobretudo com pessoas de Casa Astral Lua ou Terra e nunca com pessoas de Elemento Regente igual ao seu. É preciso selecionar pelos elementos da natureza. No Horóscopo Indígena Tupi você precisa equilibrar os elementos e conhecer bem o seu ascendente. Se sua vida amorosa e profissional não vai bem, é sinal de desarmonia dos quatro elementos da natureza entre você e as pessoas do seu relacionamento. Procure orientar-se pelo Horóscopo Indígena Brasileiro (hiB) e faça um Mapa Astral hiB completo. Tudo muda quando a gente tem conhecimento para escolher a melhor opção.

CARACTERÍSTICAS
A pessoa nascida sob o signo de macaco, portanto no mês de fevereiro, é regida pelo elemento terra, ligado ao sol, que é seu astro regente, e tem como símbolo de seu elemento um macaco gigantesco cavalgando em cima de um porco imenso. Dois símbolos da terra, macaco e porco. Só que, como indicam os símbolos, a luta do princípio superior sobre o inferior deve ser uma constante na vida das pessoa desse signo, uma vez que o macaco, aqui, simboliza a mente, e o porco simboliza o corpo e os sentidos físicos. Deve o nativo deste signo voltar a alma para os sentidos espirituais. Deve ligar-se às arvores, às florestas, às montanhas, ao verde, à natureza em geral, defendendo o meio ambiente contra os ataques do mundo moderno. Deve igualmente evitar a tensão, o nervoso, que parece ser uma característica dos nascidos em fevereiro. Bem como deve evitar a rudeza, a brutalidade, para se fazer fino pelo sol, que é a sua casa astral. Está entre o céu e a terra. O elemento terra ligado ao sol (pai e filho harmonizados) pode produzir uma personalidade espiritual bastante elevada, pois denota os pés no chão e a cabeça no céu, favorecendo ao equilíbrio. Já as pessoas de Veado são regidas pelo elemento fogo e têm como elemento regente igualmente o fogo, ou o sol, donde querem estar sempre com a verdade e acham que são sempre as melhores.



BOTO
De 01 a 31 de março

O signo de Boto é uma combinação de Casa Astral Sol com Elemento Regente Água. As pessoas de Boto devem selecionar relações amorosas e profissionais com signos de Casa Astral Lua e Terra e nunca com pessoas de Elemento Regente igual ao seu. Mas as vezes o Ascendente da outra pessoa harmoniza nossos elementos. No Horóscopo Indígena Tupi você precisa equilibrar os quatro elementos da natureza. Quando a nossa vida amorosa e profissional não vai bem, é porque está ocorrendo a desarmonia dos elementos entre nós e as pessoas do nosso relacionamento. Neste caso, é necessário procurar a orientação do Horóscopo Indígena Brasileiro ( hiB ) e fazer um Mapa Astral completo dos elementos para estabelecer a harmonia dos mesmos.

CARACTERÍSTICAS
As pessoas nascidas sob o signo de Boto ou Peixe, portanto no mês de março, estão regidas pelo elemento água, que é o elemento natural do boto Uauira. Mas ligado ao sol. Uauira é auxiliar de Guaraci. As pessoas de Boto possuem grande atração pelo mar, ao lado de uma ânsia infinita de terem o pé em terra firme, ficando muitas vezes frustradas, o que pode levá-las a afundarem em todos os negócios. Caracterizam-se por não terem o pé no chão. Costumam guardar segredos no fundo da alma, representada pela água e sofrem com eles. Possuem muita inteligência e inspiração, amam o sol, as alturas espirituais, a nobreza da ética e da moral, mas quase sempre afundam quando esticam a mão para alcançarem seus ideais. Na mesma hora em que estão dentro de um negócio, estão fora. Possuem grande capacidade, mas falta-lhes a terra firme, os pés no chão, donde ocorre que sempre fazem boa sociedade com pessoas regidas pela casa astral terra ou pelo elemento terra.




 COBRA

De 01 a 30 de abril

O signo de Cobra combina Casa Astral Sol com Elemento Regente Ar. Portanto deve procurar ligações amorosas e profissionais com pessoas de Casa Astral Lua e Terra e de Elemento Regente diferente do seu. No Horóscopo Indígena Brasileiro (hiB) você precisa harmonizar os quatro elementos e conhecer bem o seu ascendente. Vida amorosa e profissional indo mal, é sinal de desequilíbrio entre você e as pessoas do seu relacionamento. Não precisamos escolher mal. Tudo pode dar certo na sua vida. Procure a orientação do Horóscopo Indígena Brasileiro (hib) e faça um Mapa Astral completo. Bons relacionamentos podem ser escolhidos conhecendo antes os que se harmonizam com os elementos do seu signo e do seu ascendente.

CARACTERÍSTICAS
A pessoa nascida sob o signo de Boitatá, ou cobra do grande fogo, portanto no mês de abril, é regida pelo elemento ar e possui como astro regente o sol, ou fogo solar, ou sabedoria, o poder mental. A própria cobra é símbolo da sabedoria. É combinação de fogo e ar sem nenhum outro elemento de equilíbrio capaz de moderar a personalidade abstrata das pessoas nascidas no mês de abril. São pessoas inspiradas e amantes da improvisação. São mágicas. Amam o verde, a terra, a natureza, e possuem na própria linha filosófica, muitas vezes apenas latente na alma, o critério de não gostarem de incêndios, brigas, confusões, explosões emocionais, o que constitui o grande segredo de como andar pelo fogo sem se queimar. Mas os incêndios da maledicência, da fofoca, das tempestades da emoção desequilibrada, são um fogaréu constante à sua volta e podem cair neles e se queimar. Enquanto os nativos de Boto têm uma tendência pela passividade e não devem abusar do elemento água, nem nas amizades, as pessoas de Cobra são elétricas, até nervosas em contraste com a passividade de boto, mas são fortes, dinâmicas, incandescentes, equilibradas, sábias.



MENINO
De 01 a 31 maio

Você do signo de Menino é uma combinação de Casa Astral Lua com Elemento Regente Terra. Portanto deve procurar ligações amorosas e profissionais com pessoas de Casa Astral Sol ou Terra e nunca com pessoas de Elemento Regente igual ao seu. No Horóscopo Indígena Brasileiro você precisar harmonizar os quatro elementos da natureza e conhecer bem o seu ascendente. É preciso conhecer se há simbiose dos elementos do seu signo com o os elementos do seu ascendente.
Quando sua vida não vai muito bem, é porque não está havendo o equilíbrio dos elementos ou em você mesmo ou entre você e as pessoas do seu relacionamento. Faça um Mapa Astral com o Horóscopo Indígena Brasileiro e siga suas orientações para mudar o rumo da sua sorte. Conhecer é poder!

CARACTERÍSTICAS
As pessoas nascidas sob o signo de menino, ou Saci, portanto no mês de maio, são regidas pelo elemento terra e possuem a lua como casa astral. Pertencem à Mãe Divina, a Deusa Jaci, também ligada ao elemento água. Comumente são pessoas acriançadas, brincalhonas, meio irresponsáveis, costumam brincar com a vida e não olham muito para o futuro, entregues que ficam à passividade oriunda do aspecto aquático da lua. Normalmente, são terra-a-terra e não querem compreender muita coisa nem mergulhar fundo nos problemas. Cabeça na lua, pé na terra e coração na água, este último aspecto representando aventuras, viagens, mudanças. Eis as características dos nativos de menino: a cabeça busca a lua, o sonho, o ideal. Os pés buscam a terra, a firmeza, a riqueza material. E o coração busca a água, a aventura, o desconhecido. A união equilibrada e responsável disso tudo, pode produzir um gênio iluminado, uma grande alma. O desequilíbrio desses três pontos produz um gênio irritadiço, uma pessoa mal humorada e indomável, anti-social, baixo-astral. Menino é tempo quente.



PAPAGAIO
De 01 a 30 de junho

Você do signo de Papagaio tem uma combinação de Casa Astral Lua com Elemento Regente Ar. Suas ligações amorosas e profissionais devem ser escolhidas entre pessoas de Casa Astral Fogo e Terra e nunca com pessoas de Elemento Regente igual ao seu. Lua com Lua não dá certo. Ar com ar não funciona.
No Horóscopo Indígena Brasileiro você precisa equilibrar os elementos e conhecer bem o seu ascendente. Se sua vida amorosa e profissional não vai bem, não está havendo o equilíbrio dos elementos entre você e as pessoas do seu relacionamento. O Ascendente diz tudo: se você é completo ou se precisa de outros para se completar e aponta as pessoas certas. Procure a orientação do Horóscopo Indígena Brasileiro e faça um Mapa Astral completo. Tudo pode mudar para melhor na sua vida.

CARACTERÍSTICAS
As pessoas nascidas sob o signo de Urutau ou papagaio, o boca de fogo, o que fala palavras que queimam, portanto no mês de junho, são regidas pelo elemento ar e possuem como astro regente a lua, a Deusa Jaci, a Mãe Divina, também ligada ao elemento água. São pessoas que amam a noite, gostam do mistério, do ocultismo e da verdadeira religião. Possuem no coração uma atração muito grande pelo mistério, resultante do elemento ar, que também é símbolo do espírito. Silenciosas e realizadoras, exercem grande atração e influência no meio onde vivem. A combinação de ar e lua, ou água, no nativo de Papagaio, pode gerar a busca excessiva do invisível, tanto no que concerne a buscar o mundo oculto, como, em relação aos bens materiais, correr atrás de nada, vindo a se entregar a uma passividade geral, a um nada agir.Urutau é a ave do fogo e este elemento normalmente socorre o nativo dele. Do mesmo modo que o elemento fogo, representado no barrete vermelho do Saci, dá um equilíbrio maior aos nativos de menino, aliás no fogo está a origem de seus sucessos, como no barrete vermelho, segundo a lenda, está a origem dos poderes mágicos do Saci. Viagens e mudanças constantes fazem parte da vida do urutauano, pois Urutau, a ave invisível da noite, aquele que age enquanto os outros dormem, pode alcançar grandes progressos e adiantamentos espirituais, morais e materiais.



SERPENTE
De 01 a 31 de julho

A pessoa do signo de Serpente é uma combinação de Casa Astral Lua com Elemento Regente Água. Suas preferências de relacionamento, principalmente no amor e na profissão, devem ser com pessoas de Casa Astral Terra e Sol e nunca com pessoas de Elemento Regente predominantemente água. No Horóscopo Indígena Brasileiro (hiB) você deve equilibrar os quatro elementos da natureza e conhecer bem o seu ascendente. Quando a vida amorosa e a profissional não vão bem, há desarmonia dos elementos na própria pessoa e entre ela e as outras a sua volta. Pode haver desarmonia entre o signo dela e o seu ascendente. É preciso então procurar orientação do Horóscopo Indígena Brasileiro (hiB) e fazer um Mapa Astral hiB completo para saber como harmonizar.

CARACTERÍSTICAS
As pessoas nascidas sob o signo de Boiúna, a serpente negra aquática, portanto no mês de julho, são regidas pelo elemento água e pertencem à casa astral lua, possuindo uma personalidade ativa capaz de intimidar as pessoas que com elas convivem. Explosivas, tempestuosas, querendo vencer pelo grito, são inconstantes no temperamento. Normalmente imperam no lar e nos ambientes onde convivem. A falta dos elementos fogo e terra nos nativos de Boiúna, caracteriza um traço de frieza e de passividade na formação psíquica das pessoas nascidas no mês de julho. São extremamente teatrais. Devem ligar-se a pessoas e coisas portadoras de fogo e terra, a fim de alcançarem o equilíbrio. Em todo caso, a serpente negra dos rios e mares pode ser interpretada como luz absoluta, de forma que o elemento fogo torna-se uma possibilidade no perfil astrológico das pessoas nascidas em julho, vindo a caracterizar uma grande personalidade e uma pessoa de grande espírito e liderança. voltar ao topo.



PASSARINHO
De 01 a 31 de agosto

Você que é do signo de Passarinho tem uma combinação de Casa Astral Lua com Elemento Regente Fogo. Deve procurar ligações amorosas e profissionais com pessoas de Casa Astral Sol ou Terra e nunca com pessoas de Elemento Regente igual ao seu. No Horóscopo Indígena Brasileiro -( hiB), você precisa harmonizar os quatro elementos da natureza e conhecer bem o seu ascendente. Vida amorosa e profissional dando errado, é sinal de desequilíbrio dos elementos na própria pessoa e entre ela e aquelas com quem se relaciona.
Neste caso, procure a orientação do Horóscopo Indígena Brasileiro (hiB) e faça um Mapa Astral hiB completo a fim de conhecer os pontos de desequilíbrio e procurar os meios de harmonizá-los e abrir o caminho da felicidade e do êxito!

CARACTERÍSTICAS
As pessoas nascidas sob o signo de Passarinho, portanto no mês de agosto, são regidas e influenciadas pelo elemento fogo, embora tenham a lua como casa astral. Normalmente as pessoas que têm a lua na casa astral são dadas a algum ramo da atividade artística, pois a lua é a casa da criatividade, assim como o sol é a casa da sabedoria. Os nativos de agosto estão principalmente ligados à música, porquanto a divindade protetora deste signo, a ave Uirapuru, símbolo do espírito, aliás uma ave de cor fogosa, representando o elemento fogo, assobia ou canta a música mais linda e muito difícil de se ouvir. Cuja música difícil de se ouvir está relacionada, e profundamente, com a personalidade original da pessoa deste signo, sempre fogosa, sempre disposta a andar e acreditar nas coisas, donde o fato de atrair a atenção, a admiração, a simpatia, e até mesmo a inveja, de todas as pessoas que a rodeiam. Normalmente, pensam diferentes e são espirituosas e inteligentes. São simples. Por serem aves raras e difíceis de expressão, comumente vivem na solidão. São anjos ou pássaros humanos. Trazem, porém, no interior, o fogo da atividade. Possuem a cabeça na lua. São sonhadoras. A água, ligada a lua, propicia-lhes o veículo para andar e viver. Necessitam de terra e de ar para se completarem. Acreditam na fraternidade e no amor.



SEREIA
De 01 a 30 de setembro

A pessoa do signo de Sereia é uma combinação de Casa Astral Terra com Elemento Regente Água. Suas preferências de relacionamento, principalmente no amor e na profissão, devem ser com pessoas de Casa Astral Lua e Sol e nunca com pessoas de Elemento Regente predominantemente água. No Horóscopo Indígena Brasileiro (hiB) você deve equilibrar os quatro elementos da natureza e conhecer bem o seu ascendente. Quando a vida amorosa e a profissional não vão bem, há desarmonia dos elementos na própria pessoa e entre ela e as outras a sua volta. Pode haver desarmonia entre o signo dela e o seu ascendente. É preciso então procurar orientação do Horóscopo Indígena Brasileiro (hiB) e fazer um Mapa Astral hiB completo para saber como harmonizar.

CARACTERÍSTICAS
As pessoas nascidas sob o signo de Sereia, portanto no mês de setembro, são regidas pelo elemento água. Pertencem à casa astral da terra, esta ligada à terceira pessoa da trindade tupi, o Deus do Amor e da Reprodução, o grande Rudá. Coiré era a grande serpente que descia da lua cheia e entrava na alma das pessoas para despertar lá dentro a saudade de Tupã, o Deus Infinito, mantendo assim a devoção e o estado de alma voltado para a beleza. A combinação de terra na casa astral e água no elemento regente produz uma característica geral de equilíbrio nas pessoas de setembro, para as quais o sonho de um grande amor é algo muito importante. São pessoas amorosas, sonhadoras, religiosas, de grande compreensão. Têm o poder de despertar no ambiente onde vivem, se o ambiente for propício e equilibrado, uma consciência elevada. Normalmente simpáticas, gostam de se dedicar ao lar e deixam sempre um pouco de saudade nos amigos e conhecidos. São presas ao passado, tanto assim que cultuam pra sempre as coisas e lembranças boas, assim como amaldiçoam eternamente as más lembranças, porquanto uma de suas principais características é a boa memória e a devoção ligada à ela, podendo relembrar hoje com a mesma emoção um acontecimento ocorrido há muitos anos passados. Representam a força do amor terreno, da dedicação e da fidelidade.



FADA
De 01 a 31 de outubro

As pessoas nascidas no signo de Fada têm a Terra na Casa Astral e a terra no Elemento Regente. Suas preferências profissionais e amorosas são com pessoas de Casa Astral Sol e Lua, evitando tais ligações diretas com pessoas de Elemento Regente terra. No Horóscopo Indígena Brasileiro (hiB) a pessoa deve equilibrar os quatro elementos e conhecer bem o seu ascendente. Quando as coisas não vão bem na profissão e no amor, provavelmente há desarmonia dos elementos na própria pessoa e entre ela e as outras pessoas do seu relacionamento. Neste caso é necessário procurar orientação do Horóscopo Indígena Brasileiro (hib) e fazer uma Mapa Astral hiB completo a fim de estabelecer as diretrizes para harmonizar os quatro elementos e abrir, assim, o caminho da felicidade.

CARACTERÍSTICAS
Nascidas sob o signo de Caititi ou Fada, no mês de outubro, as pessoas são regidas pelo elemento terra e pertencem a casa astral da terra que é representativa do Deus do Amor e da Fecundidade. Normalmente são pessoas terra-a-terra, de grande força magnética física, porém nas quais predomina o amor puro pelo semelhante, o amor desinteressado, a caridade. A lua nova dá imaginação aos nativos do signo em pauta, todavia o elemento terra não deixa a pessoa voar muito alto. Signo feminino, propiciando o amor ao belo, portanto às artes e à natureza em geral, bem como dá uma marcante inspiração e uma noção de senso de justiça nascido da observação do equilíbrio que impera na natureza. Pureza de coração, alma nobre, sinceridade - tais predicados predominam na vida das pessoas de Caititi, tanto no amor quanto nos negócios. Pessoas de devoção pela natureza e por tudo o que vive.




DRAGÃO
De 01 a 30 de Novembro


A pessoa de Dragão combina Casa Astral Terra com Elemento Regente Fogo e deve preferir ligações amorosas com pessoas de Casa Astral Lua e Sol e com as que não são de elemento regente fogo. O Horóscopo Indígena Brasileiro (hib) ensina que a pessoa tem que equilibrar dentro dela mesma os quatro elementos da natureza e para isto é preciso conhecer bem o seu signo e o seu ascendente. Quando tudo dá errado nos negócios e no amor, é sinal de desarmonia da pessoa com ela mesma e dela com as outras pessoas do seu relacionamento. Doença também é sinal de desarmonia. Neste caso, é preciso procurar a orientação do Horóscopo Indígena Brasileiro (hib) e fazer um Mapa Astral completo a fim de que sejam detectados os pontos de desarmonia e, reequilibrando a pessoa, possa ser novamente aberto o caminho do êxito e da felicidade.

CARACTERÍSTICAS
Nascida sob o signo de Boiarara ou dragão, em novembro, a pessoa é regida pelo elemento fogo e possui como astro regente o planeta terra, de cuja característica ou combinação surge uma personalidade fogosa e terrena. Algumas vezes, dependendo da predominância ligada ao dia e ao ano do nascimento, bem como da hora, há uma predominação da força física, terrena, ligada a casa astral. Outras vezes, dependendo de outros fatores, predomina a força emocional, psíquica, ligada ao elemento fogo, sendo que do equilíbrio entre o astro regente e o elemento do mês deveras nasce o equilíbrio de uma criatura com os pés no chão e a mente guiada pelo coração, isto é, uma criatura bastante emocional mas de sentimentos voltados para o corpo, para as coisas do dia-a-dia. Pouca imaginação. Mas se predominar excepcionalmente o elemento água ligado à lua minguante, pode surgir uma personalidade bastante imaginativa, voltada para negócios e assuntos terrenos. Se predominar o elemento ar da serpente alada, isto é, do dragão celeste, aí caracterizar-se-á uma personalidade bastante espiritual e forte, inspirada e profunda, capaz de renunciar a tudo.



CEGONHA
De 01 a 31 de dezembro

O signo de Cegonha é casa Astral Terra e Elemento Regente Ar. As ligacões amorosas e profissionais são ideais com pessoas de Casa Astral Lua e Sol e com pessoas que não sejam de Elemento Regente Ar. O Horóscopo Indígena Brasileiro ( hiB ) ensina que é preciso buscar a harmonia dos quatro elementos da natureza e conhecer bem o ascendente. Vida amorosa e profissional dando errado é porque a pessoa está desequilibrada com ela mesma e com as outras pessoas de seu meio em termos de elementos. Duas pessoas de Elemento Água não podem fazer bons negócios juntas. Nem no amor... Precisamos buscar a orientação do Horóscopo Indígena Brasileiro ( hiB ) e fazer um Mapa Astral ( hiB ) completo para estabelecer a harmonia e a felicidade.

CARACTERÍSTICAS
Nascida sob o signo de Guanumbi ou Cegonha, em dezembro, a pessoa é regida pelo elemento ar e possui como astro regente o planeta terra, de cuja combinação: ar - ligado ao espírito, imaginação, idealismo, e terra - evocando força física, paixão, sentimento, surge uma característica na verdade redunda em superioridade e até em sacrifício pelo ideal, porquanto Guanumbi, divindade protetora deste signo, tem como função receber as almas recém desencarnadas e despertá-las das ilusões do plano astral em que entram depois da morte, conduzindo-as para o plano da realidade e do descanso espiritual. Trata-se portanto de uma função de sacrifício em prol do bem de seus irmãos. Todavia a característica citada dependerá da combinação do ascendente, obtido pelo dia do nascimento. São pessoas atraentes, conscientes e conhecedoras das coisas boas e que buscam em cada coisa o que há de melhor. Assim como o beija-flor, símbolo deste signo, vai de flor em flor tirando o mel, assim as pessoas de Guanumbi vão tirando proveito de todas as oportunidades que se lhe apresentam.
Horóscopo Indigena do Brasil atualizado com a Nova Era e baseado nos quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar.
Desconheço a autoria.
Comente e compartilhe!

Conheça também: Os Anjos e os Signos



Léa Cristina Ximenes
Facilitadora Universalista
E-mail: ximenes.andrade@gmail.com
Skype: lea.seraphisbey
Telefone: (13) 3477 9813